A ideia era economizar na hora de comprar os móveis da casa. No entanto, Neudo Amorim acabou encontrando no curso de marcenaria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) a oportunidade de garantir renda extra. Há dois meses no curso, ele contou que a decisão surgiu da dificuldade em fazer móveis sem demora, profissionais e, principalmente, preço.
Prestes a concluir a qualificação, Amorim já construiu o painel da cama e um closet. As produções renderam demandas e ele decidiu adquirir maquinário para trabalhar por encomenda. “Era pra economizar e se tornou uma renda extra não só para mim. Acredito que 90% das pessoas vão seguir em frente. É funcional e garante renda”, disse.
A autônoma Maria José Lopes ingressou no curso de Costura há dois meses e meio. O motivo, segundo ela, era se qualificar para o mercado e garantir uma renda. Com o próprio estabelecimento sendo concluído, conta que a experiência foi enriquecedora. “Acredito que estou preparada para o trabalho, ainda que autônomo”, falou.
Neudo Amorim e Maria José Lopes são apenas duas das centenas de pessoas que buscam qualificação no Estado. No cenário há 31 anos, o Senai é uma das principais referências em educação profissional voltada à indústria. A instituição oferece cursos em áreas demandadas por empresas, sendo mais procurados os de Mecânico de Automóveis e Eletricista residencial e predial.
A gerente de Educação do Senai, Jamili Vasconcelos, informou que os cursos preparam os alunos para qualquer opção. Dessa forma, mesmo não conseguindo uma vaga no mercado formal, é possível abrir um negócio ou trabalhar como autônomo. Em geral, os cursos têm duração de dois meses com carga de aproximadamente 180 horas. “Eles entram sem saber nada e saem capacitados”, frisou.
Jamili ressaltou a importância da qualificação frente aos sinais de contratação como exigência. “As empresas procuram por capacitação. Investir na própria qualificação é importante, porque quando o mercado abre vagas, quer quem esteja melhor qualificado”, disse. Os interessados podem ter acesso aos cursos pelo site www.rr.senai.br e por telefone, pelo número 2121-5050.