Cotidiano

CUT realiza 7º Congresso Estadual com debates sobre Educação

O Congresso conta com a presença de 250 participantes, dos quais 200 são delegados eleitos pelos sindicatos de base e representantes da CUT Nacional

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) iniciou hoje, 20, e se estende até dia 23 de agosto, o 7º Congresso Estadual, que tem como eixo central o debate sobre Educação, Trabalho e Democracia. O evento acontece na Universidade Federal de Roraima, no Auditório Alexandre Borges.

O Congresso conta com a presença de 250 participantes, dos quais 200 são delegados eleitos pelos sindicatos de base e representantes da CUT Nacional, da Escola de Formação Sindical Chico Mendes na Amazônia e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais (Contag).

Segundo o presidente estadual da CUT-RR, Gilberto Rosas, o congresso é realizado de três em três ano, e tem a finalidade de discutir com os delegados temas sobre a educação no Brasil, as questões sobre o trabalho e a democracia. “Nós estamos vivendo um momento impar, queremos ter respeitado o direito da democracia em nosso país, foi uma conquista dos trabalhadores, juntamente com a sociedade”, afirmou.

Rosas informou que o congresso tem várias fases, e esse ano iniciou com as oficinas, que são feitas com os sindicatos filiados a Central aqui no estado. “Em seguida foi feito um seminário com todos os representantes desses sindicatos e encerraremos a última fase com a realização do congresso”, ressaltou.

“O congresso é um debate, onde é feito uma análise de conjuntura em nível nacional, estadual e municipal, com os trabalhadores que vão discuti vários pontos que serão propostos para serem debatidos, com os representantes sindicais. Que abordaram temas como segurança, agricultura familiar e geração de emprego e renda”, finalizou o Presidente.

Matéria completa na Folha Impressa de amanhã (22)