Nenhuma escola de Roraima entrou na lista das cem unidades de ensino com maiores médias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Das 10 mais bem avaliadas no Estado, apenas três são da rede pública de ensino, conforme levantamento divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na terça-feira.
Os resultados refletem o avanço e a predominância da rede privada em Roraima, que dominam as maiores médias do Exame. No ano passado, das 15 unidades do Estado com melhor desempenho, sete foram instituições de ensino privado.
A lista abrange o resultado de 25,7 unidades de ensino público e privado do país, das quais 32 são do Estado. Assim como no ano passado, o instituto não revelou média geral em formato de ranking. Conforme levantamento feito pela Folha, 96% das escolas de Roraima ficaram abaixo da média nacional do Enem 2015, todas da rede estadual. Entre as privadas, o Estado foi o único a alcançar a média em todas as unidades.
Ao todo, 2,5 milhões de estudantes, sendo mais de 22 mil em Roraima, participaram do exame realizado nos dias 24 e 25 de outubro do ano passado. O índice de abstenção de quase 35%, o maior do país, pode ter contribuído para o baixo desempenho das unidades de ensino do Estado.
Entre as escolas particulares, o Colégio Colmeia obteve a melhor média nas provas objetivas, com pontuação de 581,37 pontos. Depois dela, vem o Instituto Batista de Roraima (IBR), que obteve média de 549,21 pontos. O Objetivo Macunaima alcançou média de 548,46 pontos, e o Centro de Educação Sesc ficou com média de 527,49 pontos. Entre as redes de ensino federal, o mais bem colocado foi o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (UFRR), que se destacou em quarto lugar e obteve média geral de 540,01.
Entre as escolas públicas estaduais, a mais bem colocada no exame foi a Vitória Mota Cruz, no bairro Paraviana, zona Norte, com média de 477,25. Em seguida vieram as escolas Ana Libória, no bairro Mecejana, zona Oeste, com 466,82; Ayrton Senna, no Centro, com 462,25 pontos; e Gonçalves Dias, no bairro Canarinho, zona Leste, com 461,23 pontos.
RANKING – Foram divulgados pelo Inep os resultados de 14.998 escolas, que são aquelas nas quais pelo menos 50% dos alunos do terceiro ano participaram no Enem e esse número equivale a pelo menos dez estudantes.
No país, são 25.777 escolas com alunos matriculados no 3º ano do ensino médio regular. As médias foram calculadas pela Agência Brasil com base nas notas das escolas em cada uma das quatro provas objetivas do Enem – linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. A prova de redação foi excluída do cálculo por ser subjetiva e por não seguir a Teoria de Resposta ao Item (TRI), como as demais. (L.G.C)