Cotidiano

Data é um marco importante aos católicos

Quarta-feira de Cinzas é o início do período da Quaresma e também o dia de lançamento da Campanha da Fraternidade

O fim do feriado prolongado do Carnaval coincide com a Quarta-feira de Cinzas, que marca o primeiro dia da Quaresma, que compreende os 40 dias de reflexões, jejum e penitências que os cristãos católicos respeitam todos os anos, uma referência aos 40 dias que Jesus passou no deserto suportando a tentações. Nesse dia também é lançada a Campanha da Fraternidade em todo o país. 

A tradicional missa que marca esse período de conversão e mudança de vida foi realizada em todas as comunidades católicas. De acordo com o padre Paulo Mota, essa é uma época de representação dos milagres, da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. “A data é marcada pelo convite ao recolhimento, preparação e à conversão dos devotos. Pensando nisso, as igrejas realizam atividades englobando temas religiosos para que possamos fazer reverências”, disse.

Segundo ele, a celebração é comunitária e envolve pessoas do mundo inteiro. Ele afirmou que a Quaresma é uma prática muito antiga e lembra a postura de Jesus ao enfrentar seus problemas. Segundo ele, alguns indivíduos cometem práticas que não estão de acordo com o Evangelho, ou seja, não agem conforme a vontade de Deus. “Então, durante a Quaresma, ele poderá refletir, pensar e procurar mudanças em sua vida. Essa é a essência do que propomos”.

Além disso, é um período em que a igreja propõe às pessoas vivenciarem mais a espiritualidade. “É um momento propício para o cristão pensar na conversão, onde pedimos para que faça orações, jejuns e penitências”, frisou. Para ele, também é importante que as pessoas façam leituras bíblicas. “Principalmente as que compreendem a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, tendo em vista que é uma maneira de lembrar que Ele deu a vida para nos salvar e nos livrar dos pecados”.

O padre fez um convite a toda população roraimense. “Gostaria de convidar as pessoas para participar conosco e procurar reverenciar o espírito da Quaresma, buscando sempre ajustar a vida ao projeto de Cristo. Se cada um fizer sua parte, poderemos fazer diferença na sociedade”.

CF 2016 – A abertura da Campanha da Fraternidade 2016 foi simbolizada por missas em todas as comunidades católicas. Coordenada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), a campanha traz como tema “Casa Comum, nossa responsabilidade”, seguido pelo lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca (Amós 5.24)”.

O que levou a Igreja a escolher o tema foram os dados do Ministério das Cidades informando que mais da metade da população brasileira ainda não possui acesso às redes de coleta de esgoto e somente 39% dos esgotos do país são tratados. Outra situação preocupante é a quantidade de brasileiros que não têm acesso a banheiros, dados apontam que são cerca de cinco milhões de pessoas.