As férias escolares do meio do ano estão chegando e, com isso, aumenta a procura por passagens áreas pelo boa-vistense que pretende viajar, em especial, para o exterior. Os Estados Unidos são o local mais disputado. Segundo a gerente da empresa MRTur da loja do Roraima Garden Shopping, Rhonda Ann Carrrington, a média nos meses de baixa temporada chega a 20 emissões de passagens. Mas, no período de férias, esse número pode chegar a 120 ou 150 passagens por mês.
Porém, os pretensos turistas devem estar atentos a um detalhe importante: o visto de entrada. “Antes mesmo de comprar a passagem, deve procurar conseguir o visto e depois comprar a passagem”, orientou. “Não se pode correr o risco de comprar a passagem antes de conseguir o visto”.
Para quem estiver solicitando o visto pela primeira vez, a capital mais próxima de Roraima que tem consulado americano é Brasília (DF), no shopping Venâncio 2000, na Asa Sul. Porém, existe também o Consulado no Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Recife (PE).
Para pedir o visto, as pessoas devem estar com passaporte com validade mínima de seis meses e ir pessoalmente ao Consulado, para pessoas a partir de 16 anos, para a entrevista. O visto é de no máximo dez anos para trabalho ou estudos. Podem ser solicitados, ou não, dependendo da situação apresentada, Declaração de Imposto de Renda, declarações de bens, certidão de casamento e, se tiver filhos, tem que apresentar certidão de nascimento deles.
“Estes documentos são considerados adicionais, mas é bom já levar no dia da entrevista, pois podem pedir. Já o período concedido dependerá da entrevista e do que a pessoa informar sobre o que pretende fazer nos Estados Unidos”, disse. Para os turistas o máximo é de 90 dias.
Depois da entrevista, o visto é enviado pelos Correios em até dez dias úteis. “Mas, na hora da entrevista, eles dizem se o seu pedido de visto foi aprovado ou não. Por isso é bom que as pessoas procurem fazer o pedido de visto o quanto antes”, disse, alertando sobre o problema que atingiu o sistema de emissão do visto norte-americano, desde a semana passada, e que deixou muitas pessoas apreensivas. Na próxima segunda-feira o sistema voltará a funcionar.
A falha aconteceu no sistema de passaporte e visto da Embaixada dos Estados Unidos, no dia 12, fazendo com que o governo norte-americano suspendesse temporariamente a emissão do visto americano em todo o mundo.
Em nota divulgada na internet, o Consulado pediu desculpas pelo inconveniente e afirmou que está trabalhando para “corrigir o problema e restaurar a funcionalidade completa”. A causa não foi divulgada. Contudo, a Embaixada Americana garantiu que as pessoas que forem prejudicadas pela falha poderão reagendar o serviço para a próxima semana. (R.R)