Cotidiano

Decon disponibiliza telefone para denúncias de consumidores

O número está disponível também para esclarecimento de dúvidas

Consumidores do Estado de Roraima que tenham alguma denúncia sobre relações de consumo que envolva a prestação de serviços e a venda de produtos podem fazer ao Departamento de Defesa do Consumidor (Decon) por meio do Disque Consumidor 0800 728 0125, ou no próprio órgão, que funciona nas dependências da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc).

Conforme o diretor do Decon, Emerson Vandi Queiroz, o número está disponível também para esclarecimento de dúvidas. As reclamações, segundo ele, devem ser feitas preferencialmente na forma presencial para que os atendentes possam buscar a solução junto aos prestadores de serviços e fornecedores de produtos.

Desde o início do ano, o Decon passa por reestruturação, tanto com recursos humanos quanto logísticos, para que pudesse efetivar o atendimento à demanda diária. “Estamos com uma equipe que busca diariamente, solucionar os problemas que são trazidos para o órgão. O importante não é apenas atender o consumidor com a reclamação, mas resolver o problema, e é isso que estamos fazendo”, afirmou.      

O diretor ressaltou que foi criado um sistema para controle dos processos que são gerados no Departamento. “Esse sistema foi desenvolvido para suprir as nossas necessidades e adequar a questão estrutural de implantação do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) meio que reúne informações sobre as demandas dos consumidores apresentadas pelos Procons integrados em todo país”, pontuou.

Emerson Vandi disse que as reclamações mais recorrentes estão relacionadas à telefonia fixa e móvel. Outra reclamação crescente diz respeito ao prazo contratual para a troca de produtos com algumas empresas. Muitas vezes este prazo é divulgado de forma a atrair os consumidores, porém, não é cumprido.

Ainda para o segundo semestre o Departamento visa realizar ações itinerantes pelos municípios do estado. “Com essa atividade vamos atender aos consumidores que tenham dificuldades de fazer uma denúncia nas suas relações de consumo, em virtude de não ter acesso a essa ferramenta”, frisou Vandi.

Para o diretor 96% dos casos que dão entrada no Decon são resolvidos. “É necessário  que os consumidores procurem os seus direitos, para que não se possa criar nem um problema nas suas relações de consumo”, finalizou.

O atendimento no Decon é realizado das 7h30 às 13h30. O Departamento funciona na sede da Sejuc, na Avenida Getúlio Vargas, número 820, bairro São Vicente. Além do 0800, o contato pode ser feito por meio do e-mail [email protected].