O Governo do Estado decretou situação de emergência nos municípios de Mucajaí, Alto Alegre, Iracema e Amajari em virtude da intensa estiagem que atinge estas regiões. Conforme a Defesa Civil, com esta decisão será possível dar resposta ao problema em caráter de urgência. O Município do Cantá, não incluído no decreto, também apresenta situação de risco.
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Edivaldo Amaral, disse que a situação é alarmante em algumas localidades. “Existem regiões onde comunidades indígenas já estão sem água potável, como a comunidade do Guariba, no Amajari”, disse. Ele afirmou que o impacto da seca está atingindo duramente o setor pecuário, pois o gado não tem mais água nos bebedouros. “Já soubemos de casos de gado morto por falta de água na região”, disse.
O coordenador executivo da Defesa, coronel Cleudiomar Alves, explanou sobre a situação do interior na região Norte. Por meio de slides, mostrou fotografias e georreferenciamento das zonas atingidas pela estiagem. Segundo ele, os municípios passam por problemas estruturais para enfrentar a seca, o que levou o Estado tentar amenizar situações, como a falta de escavadeiras ou de combustível.
“Com a situação de emergência, primeiramente iremos utilizar recursos do Estado, mas pode haver a possibilidade de suporte federal”, afirmou, complementando que, dependendo do resultado das análises, virão técnicos federais da Defesa Civil para acompanhar a situação.
CONTRATAÇÃO – A governadora Suely Campos decretou situação de emergência na quinta-feira, quando foi feita reunião com os bombeiros e as secretarias de Agricultura (Seapa) e Infraestrutura (Seinf), que serão parceiras no levantamento de dados e contratação de empresas para dar apoio e combate aos impactos da estiagem.
“A Seapa irá nos ajudar com a abertura de bebedouros ou na manutenção dos mananciais pecuários. Também queremos levar carros-pipa para os lugares onde a população esteja carente de água potável”, afirmou Alves.
O comandante Amaral afirmou que a Secretaria de Agricultura já fez reunião com todos os empresários devidamente legalizados, para fazer pesquisa de preço e verificar a possibilidade de contratar máquinas e serviços o mais rápido possível, já no período de Carnaval.
Ele disse que, com a decretação de emergência, grande parte do efetivo atuará, no feriado prolongado, no interior do Estado.
CALENDÁRIO SUSPENSO – Nos quatro municípios em situação de emergência, o calendário de queimadas de 2015 foi suspenso e não haverá autorização para os agricultores realizarem queimadas neste período.
“Já temos muitos registros de focos, mas nenhuma ocorrência de um incêndio propriamente dito”, afirmou o comandante Amaral ao alertar para que os agricultores das localidades em risco não façam queimadas. “Pedimos que todos nos ajudem, pois a situação é crítica. Como o fenômeno El Niño atua no Estado, só teremos chuva a partir da segunda quinzena de abril”, disse.
Cotidiano
Decretada situação de emergência em quatro municípios do Estado
Alto Alegre, Amajari, Iracema e Mucajaí são os municípios mais afetados pela seca e já estão com o calendário de queimadas suspenso