A Defesa Civil Estadual juntamente a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) e Exército Brasileiro se reuniram na tarde de hoje, 28, no Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, para discutir medidas de apoio a estiagem nos municípios do estado.
Durante a reunião, ficou decidido que as comunidades indígenas mais necessitadas serão atendidas com o fornecimento de água potável. De acordo com a Sesai, quatro mil pessoas das comunidades estão sem o serviço.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Amaral, receberão os serviços de urgência três comunidades de Pacaraima, quatro de Normandia e três comunidades indígenas do Município de Amajari.
A água será levada por meio de caminhões pipas ou, aos locais que não têm passagem para carros de grande porte como os carros pipas, será levado um reservatório de mil litros de água em pick-ups.
Para ajudar a força-tarefa, a Funasa disponibilizará uma unidade de tratamento móvel, que trata até 10 mil litros de água por hora, para levar até as comunidades, o que facilitará e dará rapidez ao fornecimento do serviço.
A unidade de tratamento móvel se encontra no Estado do Amazonas e levará até 15 dias para chegar a Roraima, mas os demais serviços com os caminhões pipas começarão a partir da semana que vem.