A Defesa Civil de Roraima abriu edital para selecionar e capacitar 400 brigadistas voluntários para atuar em Boa Vista, Alto Alegre e Cantá no combate e prevenção a incêndios florestais durante o período seco.
Cada cidade tem um local para as inscrições. Na capital, a Turma A pode fazer até sexta-feira (26), enquanto a B até 9 de setembro, ambas das 7h30 às 12h e das 13h às 17h30, em dois endereços: Coordenadoria da Defesa Civil (Rua Fábio Magalhães, 230, 31 de Março); e Associação dos Brigadistas (Rua Sílvio Leite, 774-924, Caimbé).
Candidatos que moram em Alto Alegre podem se inscrever até 14 de setembro, das 8h às 12h, na Brigada da Defesa Civil (Avenida Getúlio Vargas, s/n). Já quem mora em Cantá pode fazer a inscrição até 21 de setembro, no mesmo horário, na Brigada da Defesa Civil (Rua Renato Costa de Almeida).
Os requisitos mínimos para participar são:
- Ter no mínimo 18 anos até a data de matrícula no curso;
- Ter boa condição de saúde, comprovada por atestado médico;
- Apresentar documentação (Cópia e original da carteira de identidade, do CPF e do comprovante de endereço, atestado médico – que deverá constar, legivelmente, o número de CRM do médico e que o candidato está apto para as atividades físicas).
Os modelos de documentos exigidos e o modelo do uniforme do curso estão no edital. A convocação dos candidatos selecionados será publicada no Diário Oficial do Estado de Roraima. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes ao seletivo.
A programação dos cursos de formação, com carga horária de 70 horas/aula, a ser ministrados com aulas teóricas e práticas presenciais, é a seguinte:
- Turma A (Boa Vista) – 29 de agosto a 3 de setembro;
- Turma B (Boa Vista) – 12 a 16 de setembro;
- Turma A (Alto Alegre) – 19 a 23 de setembro;
- Turma A (Cantá) – 26 a 30 de setembro.
As aulas poderão ser realizadas nos períodos diurno e noturno, inclusive aos sábados, domingos e feriados. As teóricas serão ministradas nas dependências das Unidades da Defesa Civil ou outro lugar definido pelo diretor executivo de Proteção e Defesa Civil. Por sua vez, as práticas serão em áreas propícias, inclusive em ambientes externos aos quartéis.