Verificar o consumo, o valor da fatura e saber o que fazer para economizar e pagar um pouco menos é uma coisa simples que todos os consumidores podem fazer ao receber a conta de água em casa. Para universalizar esse serviço e garantir inclusão, a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) passou a disponibilizar aos portadores de deficiência visual a fatura impressa em Braille.
A disponibilização da fatura em Braille é garantida pela Lei Estadual Nº 886/2013. Os interessados podem solicitar o documento de forma gratuita junto à empresa. O atendimento é feito no setor comercial da agência, das 8h às 15h ou no site da caer: www.caer.com.br.
No momento do cadastro é preciso apresentar documentos de identificação, propriedade do imóvel ou responsabilidade pela residência. Uma vez feita a solicitação e pós-efetivado o pedido, a próxima fatura já será gerada no novo formato. “Além da conta em Braille para acompanhar o consumo e acessar outras informações, o consumidor também recebe a conta convencional constando o código de barras ”, afirmou o gerente de atendimento Carlos Eduardo Viana.
Para Francisco Santos, deficiente visual e servidor da Caer, a conta em Braille garante o exercício da cidadania. “Com a conta em mãos a gente sabe quanto está consumindo, como podemos economizar se a conta vier um pouco mais alta. Graças a Deus que o Governo se preocupou com esse público e ofereceu esse serviço”, declarou.
SISTEMA – O sistema em Braile é um conjunto de códigos de alto relevo que representa todas as letras do alfabeto, números, símbolos aritméticos e etc.
O sistema é composto por seis pontos, divididos em duas colunas de três pontos, formando no total são 63 combinações diferentes, sendo cada um representante de um número e pontuação.