Anunciada em abril deste ano, a Delegacia Online está em fase de ajustes finais para começar a funcionar em Roraima. Por meio da Polícia Civil, o Governo de Roraima assinou acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão para utilização do Sistema da Delegacia Online, que vai iniciar ainda neste mês de junho.
Em um primeiro momento, a Delegacia Online permitirá ao cidadão o registro de BO (Boletim de Ocorrência) de perda e extravio de bens, documentos e objetos (inclusive aparelhos celulares), situações para fins de preservação de direitos, furtos simples de alguns tipos de bens e documentos.
De acordo com informações prestadas pelo delegado Geral da Polícia Civil, Herbert de Amorim Cardoso, uma das iniciativas do Planejamento Estratégico aprovado pelo Conselho Superior, é de aproximar a Polícia do Cidadão, por meio da implementação de uma delegacia virtual, onde as pessoas possam comunicar os fatos à autoridade policial do conforto de sua residência.
Nesse contexto e com o objetivo de dar cumprimento ao Planejamento Estratégico, em 08 de abril de 2019 foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre a Polícia Civil do Estado de Roraima e a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão para cessão do sistema denominado “Delegacia Online” e capacitação dos policiais responsáveis pela implantação da solução em questão.
Ainda segundo o delegado geral, com o auxílio da Secretaria de Estado da Fazenda de Roraima, a equipe da Polícia Civil, em conjunto com a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão está, concluindo a implantação da solução Delegacia Online.
COMO ACESSAR – Com a finalização dos trâmites para que inicie o funcionamento da Delegacia Online, a expectativa é que nos próximos dias o sistema já esteja disponível para registro pelo cidadão. Estará inserida na plataforma do site da Polícia Civil de Roraima no endereço www.pc.rr.gov.br.
Para acessar, o cidadão deverá possuir uma conta de e-mail (correio eletrônico) e acesso à internet para solicitar o registro de BO. No momento da solicitação, ele prestará as informações necessárias ao registro e receberá um número de protocolo.
Após análise pela equipe da Polícia Civil e validação dos dados apresentados, será encaminhado ao e-mail indicado o respectivo Boletim de Ocorrência ou os motivos pelo qual seu registro possa ter sido negado.
“É importante esclarecer que a solução adotada pela Polícia Civil para disponibilizar a Delegacia Online não gerou nenhum ônus ao Estado de Roraima, uma vez que foi cedida gratuitamente pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão e está sendo implementada na estrutura física e operacional já existente”, disse o delegado Geral.