Cotidiano

Demandas ligadas a telefonia e aos serviços bancários lideram o setor de reclamação do Procon Boa Vista

Apesar de tantas demandas, o percentual de resolutividade dos problemas que chegam ao órgão é atualmente de 90%

Em entrevista ao jornal 1020 Notícias, da Rádio Folha AM, a secretária executiva do Procon Boa Vista, Sabrina Tricot, destacou as conquistas que o órgão obteve ao longo dos últimos três anos.

Estando entre as entidades com alto índice de confiabilidade, o órgão tem conseguido dar resposta a crescente demanda dos consumidores que buscam a resolução de questões que envolvam a prestação de serviços por parte das empresas locais.

“Essa resolutividade se deu justamente por termos executado uma série de ações ao longo desse período, e também para mostrar para a população que existe um órgão municipal que está à disposição dos consumidores, para que eles possam reclamar e tirar todas as suas dúvidas”, disse.

Conforme Sabrina, a procura dos consumidores pelo Procon Boa Vista vem registrando crescimento desde o ano de 2015. Nesse período, por exemplo, o órgão recebeu 1.658 reclamações, número que subiu para 1.751 em 2016; 2.625 em 2017; e 1.600 até junho deste ano.

Mesmo com tantas demandas, o percentual de resolutividade dos problemas que chegam ao órgão é atualmente de 90%. Ela atribui esse resultado não só as parceiras e ações desenvolvidas, como também a mudança na mentalidade das empresas, que buscam resolver os entraves com o consumidor da forma mais rápida e amigável possível.

“Além das parcerias com outros órgãos de defesa do consumidor e fornecedores, as próprias empresas começaram a criar dentro de sua estrutura setores próprios para atender as demandas vindas dos Procons. Isso ocorre porque elas visualizaram que os consumidores devem ser respeitados”, frisou.

Ainda segundo a secretária executiva do Procon Boa Vista, assim como ocorre nacionalmente, as demandas ligadas a telefonia e aos serviços bancários são as que mais aparecem atualmente no órgão.

“Aqui em Boa Vista, embora nós tenhamos muitas reclamações relacionadas a algumas operadoras, seja de telefonia ou de banco, nós temos uma boa resolutividade com essas empresas. A gente sempre espera que consumidor não precise chegar aos órgãos de defesa do consumidor”, completou.

Sabrina explicou também que a forma de resolver os problemas entre consumidor e empresa no órgão pode ocorrer de duas maneiras. Atendimento imediato, onde o Procon BV entra em contato a parte denunciada via telefone ou email; e envio de carta com informação preliminar, relatando a queixa do denunciante.

Esse acionamento do consumidor pode ocorrer tanto presencialmente, na sede do órgão, ou através do Procon Fone, que funciona no 3625-2219.

“Nesse contato, a gente vai relatar para a empresa todo o problema do consumidor, e ela vai nós respondem com uma solução para aquela situação. Com a proposta desse estabelecimento em mãos, o Procon chama esse consumidor novamente, para ver se ele aceita ou não fazer esse acordo, para que possamos ter esse problema resolvido”, concluiu.

O Procon Boa Vista funciona na sala 02 do Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto, localizado na avenida dos Imigrantes, 1612, bairro Buritis. O horário de atendimento ocorre das 8h às 12h e das 14h às 18h.