Cotidiano

Democracia e pandemia são temas do Grito dos Excluídos deste ano

Movimento ocorre no dia 07 de setembro, a partir das 7h30, com uma vasta programação

Com o tema ‘Vida em primeiro lugar’, a 27° edição do Grito dos Excluídos (as) ocorre nesta terça-feira, 07, a partir das 7h30, na Praça Fábio Marques Paracat. O lema deste ano será ‘Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda, já’. Além disso, o ato pede o impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

O movimento ocorre em todo o país, no Dia da Independência e é um ato coordenado pela Igreja Católica em conjunto com movimentos sociais.

“O objetivo é fazer ecoar pelas ruas e praças, em plena luz do dia, um Brasil que muitos brasileiros não querem conhecer. Denunciar, ademais, os mandos e desmandos de um governo turbulento e indiferente aos males que se abatem sobre os ombros dos próprios cidadãos. Ao mesmo tempo, cobrar das autoridades medidas que possam incluir o maior número de cidadãos como protagonistas do próprio destino, na dignidade humana”, explicou Antônia Pedrosa, uma das participantes do ato.

A programação envolve diversos espaços como kids, com oficina de artes com crianças, cultura com músicas, coral, poesia, amostra de arte e místico com um carro ecológico inspirado na Irmã Telma, que faleceu em junho deste ano de complicações da covid-19.

“Convidamos a população para participar desse ato e juntos externar o nosso grito em defesa da democracia, por comida no prato, em memória e por justiça para as quase 600 mil vidas perdidas nesta pandemia. Seja qual for sua luta, vamos juntes em busca de um Brasil melhor”, destacou Antônia.

GRITO DOS EXCLUÍDOS- É uma manifestação popular carregada de simbolismo, um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural, pois conta com a participação de pessoas, grupos, sociedade civil, igrejas e movimentos sociais comprometidos com a causa dos (as) excluídos (as) e da justiça social.