*MATÉRIA ATUALIZADA ÀS 15H28
A maior unidade hospitalar de Roraima, o HGR (Hospital Geral de Roraima) voltou a ser alvo de reclamação de usuários e acompanhantes de pacientes nesta segunda-feira, dia 3. A principal reclamação gira em torno da demora no atendimento de pacientes.
Uma acompanhante de paciente, que pediu para não ser identificada, informou para a reportagem que procurou a unidade no início da madrugada, após a filha, uma jovem de 19 anos, sentir dores na região abdominal. Segundo ela, da triagem até a realização do atendimento pelo médico, foram quase 20 minutos.
“Como o caso da minha filha não era grave, ela ficou com a cor amarela, mas demorou muito para ser atendida. É muita gente aguardando, e uma desorganização muito grande por lá”, relatou.
O empresário Mouris Lopes também foi outro acompanhante a se queixar da desorganização do hospital.
“A situação da minha esposa até que foi rápida, porque o dela era amarelo, só que tinha muita gente por lá aguardando atendimento, e muitos que eu vi estavam com cores que nem eram prioridade, mas que poderiam ser liberadas se tivesse mais organização por parte da administração do hospital”, completou
Sobre o problema, a FolhaWeb entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), que salientou que as unidades de saúde do Estado realizam seus atendimentos seguindo o Protocolo de Manchester, que é um sistema de classificação de pacientes por meio de pulseiras com cores diferentes, que permitem definir qual a situação de cada um, resultando num atendimento mais rápido, conforme a gravidade de cada caso.
“Esse Protocolo é preconizado pelo MS (Ministério da Saúde) nas Unidades de Saúde de todo o país”, destacou, em nota.
Segundo a pasta, os casos não urgentes são classificados na cor AZUL e podem aguardar até 4 horas para atendimento, ou serem encaminhados para outros serviços de saúde. A cor VERDE classifica os casos pouco urgentes, que podem aguardar até duas horas. Os casos urgentes são classificados na cor AMARELA e podem aguardar até 50 minutos. A cor LARANJA é dos casos muito urgentes, com tempo de espera de no máximo dez minutos. E por fim, a cor VERMELHA é de atendimento imediato.
Com relação ao atendimento deste final de semana, segundo a Sesau, o número de atendimentos ocorridos no HGR (Hospital Geral de Roraima estava dentro da normalidade.
Nota finaliza pontuando que qualquer cidadão tem o direito de reclamar caso seja mal atendido e que, para isso, o Estado dispõe da Ouvidoria do SUS, que é o órgão responsável por apurar as demandas relacionadas à saúde e dar um retorno à população, processo que é monitorado pelo Ministério da Saúde e pode ser acessada por telefone (95) 2121-0590 ou 136, pelo e-mail [email protected], pessoalmente ou por carta endereçada à Ouvidoria da Sesau, localizada na Rua Madri, 180, Aeroporto