O governador Antonio Denarium anunciou nesta terça-feira (10) o pagamento de R$ 654 mil em progressões horizontais e verticais para cerca de 50 servidores aposentados da Educação e assinou o contrato com a banca responsável pelo concurso público para contratar mil professores indígenas em todo o estado.
As progressões
As progressões, segundo Denarium, serão pagas ainda neste mês. O acordo para o pagamento foi firmado entre o governo de Roraima e o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Roraima (Sinter).
A secretária estadual de Educação e Desporto, Leila Perussolo, disse que a Seed trabalha no levantamento de progressões e verbas rescisórias ainda a ser pagas.
A progressão vertical se refere aos trabalhadores da classe que progridem para uma superior, enquanto na horizontal os servidores progridem de acordo com avaliação de desempenho, seguindo requisitos previstos em lei.
“Nossa meta é pagar a todos, independentemente de categorias. Direito adquirido tem que ser cumprido. […] Estamos valorizando aqueles que trabalharam pela Educação de Roraima”, declarou Denarium.
O governador ainda anunciou a atualização salarial de mais de 2.400 servidores da Educação e o pagamento de novas progressões horizontais e verticais.
Concurso da Educação Indígena
O concurso público da Educação Indígena será o primeiro nessa área em Roraima desde 2007.
“A população do estado dobrou e ainda temos o quadro antigo. Por isso, a necessidade desse concurso”, pontuou o governador.