Cotidiano

Denarium fala de agronegócio, mosca da carambola e vicinal

Denarium falou que a vocação de RR é a produção de alimentos e que o agronegócio é a alavanca que vai impulsionar a economia do estado

O governador Antonio Denarium deu entrevista exclusiva para a Rádio Folha FM 100.3 durante o evento Roraima Agroshow e falou, entre outros assuntos, sobre asfaltamento de vicinal, mosca da carambola e crescimento do agronegócio em Roraima.

“É uma satisfação muito grande estar aqui no estande da Rádio Folha, um abraço ao meu amigo Getúlio Cruz, para a Paula Cruz e todos essa equipe fantástica de funcionários e colaboradores da Rádio Folha e do jornal Folha de Boa Vista. O Roraima Agroshow é um novo modelo de evento, efetuado pelo setor Privado, sem custos para o governo do estado, mas com nosso apoio, e foi um grande sucesso, mostrando que nosso estado está fazendo grandes coisas.”

ECONOMIA – Denarium falou que a vocação de Roraima é a produção de alimentos e que o Agronegócio é a alavanca que vai impulsionar a economia de Roraima.

“E quando eu falo de agronegócio muitas pessoas confundem, mas o agronegócio é todos que trabalham com agricultura, que produzem em nosso estado. Temos o agronegócio indígena, o agronegócio familiar e o agronegócio Empresarial e todos são muito importantes para o nosso projeto de alavancar a economia roraimense e a prova disso é essa feira agropecuária, que tem participação das comunidades indígenas, das cooperativas de agricultura familiar, além da agricultura empresarial.”

INVESTIMENTO – O governador disse que por conta do evento, Roraima recebeu empreendedores de todo o Brasil interessados em investir no estado. “E estamos fazendo a roda da economia girar. Por exemplo, não tem uma vaga em hotel na cidade, não tem uma locadora com carro para alugar e além disso estamos divulgando o potencial do Estado de Roraima, pois na abertura tivemos a colheita da soja. O Paulo Herman, que é o maior formador de opinião do agronegócio no Brasil, fez uma palestra no evento, recebemos também o Luiz Roberto Barcelos, que é o presidente da Associação Brasileira de produtores de frutas, que conheceu nossa produção local.”

MOSCA DA CARAMBOLA – Sobre a mosca da Carambola, Denarium aproveitou a oportunidade de entrevista na Rádio Folha e contou que desde o dia 4 de setembro o Estado está com municípios exportadores liberados da mosca. “Isso graças a um trabalho que nós fizemos junto ao Ministério da Agricultura com a ministra Tereza Cristina e com o Ministro da Economia Paulo Guedes, que liberou o recurso para montar as barreiras de defesa animal e vegetal, em parceria com o estado de Roraima, que entra com servidores e a Polícia Militar, e o Ministério da Agricultura entra com as diárias e a infraestrutura do local. Assim, nossos produtores estão liberados novamente para vender fruta para outros estados. É um compromisso nosso em desenvolver a economia do Estado de Roraima e uma das nossas metas.”

AGRICULTURA – O governador destacou o crescimento das plantações de soja, milho e arroz no Estado. “Nós plantamos esse ano 40 mil hectares de soja, 15 mil hectares de milho e 10 mil hectares de arroz, com total de 65 mil hectares, e queremos daqui a três anos chegar a 200 mil hectares. Com isso vamos rodar a economia, gerar emprego, renda e o estado de Roraima estará trabalhando em várias frentes, na área ambiental, regularização fundiária e também na infraestrutura de estradas e pontes. Então nós estamos trabalhando em todas as frentes, na saúde, na educação, na infraestrutura, para mudar Roraima e fazer daqui um modelo de desenvolvimento para todo o Brasil. Nós vamos trabalhar juntos para que Roraima fique cada dia muito melhor.”