Sem cravar uma data, o governador Antonio Denarium (Progressistas) disse que vai chamar “o mais rápido possível”, ainda neste ano, 100 candidatos da segunda turma que concluiu o curso de formação de policial penal de Roraima.
“Cem serão chamados pela Secretaria de Justiça e Cidadania [Sejuc]. É um compromisso meu de ampliar [o quadro]”, declarou Denarium, durante entrevista ao programa Agenda da Semana, da Folha FM.
A Folha questionou à Sejuc qual seria a previsão da convocação e aguarda retorno.
Em março deste ano, a Assembleia Legislativa de Roraima aprovou a ampliação do quadro da Polícia Penal de Roraima, de 700 para 800 agentes. Em outubro, 324 policiais penais, sendo 86 mulheres e 238 homens, concluíram o curso de formação e estão aptos a serem chamados pelo governo estadual.
O chamamento dos 100 agentes será realizado em meio aos investimentos estatais de R$ 50 milhões com a reforma ou a construção de unidades prisionais no Estado.
Das reformas entregues, estão as do edifício-sede da Sejuc, da Pamc (Penitenciária Agrícola do Monte Cristo), das cadeia públicas masculina e feminina de Boa Vista, da CME (Central de Monitoração Eletrônica), além da construção do Presídio de Rorainópolis.
Ainda em fase de construção e reforma, estão a construção da Cadeia Pública de Monte Cristo, o novo Centro de Progressão Penitenciária, a Prisão Especial e o Centro de Triagem e Observação Criminológica.
Veja o trecho em que Denarium fala do assunto