A FolhaBV recebeu uma denúncia sobre o abandono de uma das maiores áreas de lazer do estado, o Parque Anauá. Conforme fotos enviadas à redação, o parque aquático, a quadra de esportes e o museu estão totalmente sem manutenção.
Em setembro deste ano, o governo de Roraima informou que a segunda etapa da reforma do parque estava parada, pois a empresa que executava a obra abandonou o serviço. No entanto, a companhia foi penalizada e outra empresa deveria ser contratada, para que a obra fosse concluída até o fim deste ano.
Ao todo, a reforma terá investimento de R$ 14 milhões e é dividida em duas etapas. A obra já dura mais de quatro anos. A última previsão de término era até o final do ano passado.
De acordo com a denúncia, além do abandono das áreas construídas, a área externa do local está tomada pelo lixo e por mato. No parque aquático, o tobogan e as piscinas estão deterioradas e nas piscinas há acúmulo de água suja, o que pode ser um criadouro do Aedes aegypti.
O Museu Integrado de Roraima foi criado na década de 1980, para guardar parte do acervo que conta a história do Estado. Ele está fechado desde 2012 e hoje se encontra em total abandono. No local restam móveis de secretaria, livros, maquinário antigo, quadros rasgados e até fotos raras da região espalhadas pelo chão.
Parte do teto cedeu e há cupim corroendo as estruturas de madeiras exteriores. O acúmulo de lixo também denuncia que pessoas usam o local para dormir, se alimentar e para outros fins.
Sobre a denúncia, o governo se pronunciou por nota. Leia na íntegra:
A Secretaria de Infraestrutura (Seinf) informa que a primeira etapa da obra do complexo esportivo do Parque Anauá já foi concluída e compreende uma lanchonete, duas quadras poliesportivas cobertas, uma pista pavimentada para cooper, um relógio solar em granito, além da urbanização do local.
Em relação à segunda etapa, a obra foi retomada e os serviços estão em execução, com previsão de término em quatro meses. Nessa fase, estão sendo finalizados o campo de futebol e a pista de atletismo com oito raias, que atenderá aos padrões do Comitê Olímpico Internacional e terá certificação.
No campo de futebol será colocado o gramado e o sistema de irrigação será instalado. Em seguida, será feita a parte de urbanização, calçada, ciclovia, pavimento em PVC. Além disso, vestiário e área de ginástica já estão construídos.
As obras se interligam por ciclovias e por elementos esportivos e os recursos investidos são cerca de R$ 14 milhões.
As demais estruturas do Parque Anauá serão reformadas. O Governo está finalizando a aprovação de projetos para reforma geral do Ginásio Totozão e da Praça Interativa José Renato Hadad.
O projeto de reforma da Praça Interativa já está com orçamento concluído e aprovado. Será encaminhado para licitação, e a previsão do início da obra é no primeiro semestre de 2022.
Além disso, há outros projetos de novas construções na área do Parque em discussão.
LIMPEZA
No que se refere à limpeza do Parque Anauá, o Instituto de Desporto da Secretaria de Educação e Desporto informa que todos os espaços estão recebendo limpeza. Há uma equipe preparada e à disposição para realização desse serviço rotineiramente.