Cotidiano

Deputado propõe fiscalização de medições entre os anos de 2019 e 2022

O deputado estadual Renato Silva (PROS) apresentou indicação, solicitando que o Instituto de Pesos e Medidas de Roraima (IPEM) averigue as medições feitas pela empresa Roraima Energia realizada entre os anos de 2019 a 2022.

De acordo com o parlamentar, irregularidades confirmadas pelo IPEM-AM nos medidores da Amazonas Energia, mesma empresa fornecedora de energia para Roraima, o motivou a solicitar a fiscalização.

“Após sabermos das irregularidades dos medidores em Manaus, é meu dever como representante do povo fiscalizar para que se estiver ocorrendo o mesmo problema em Roraima, que a empresa seja multada, ou evitar futuras fraudes nos medidores da nossa população”, pontuou.

O deputado citou o caso de uma consumidora que conseguiu provar na justiça que houve cobrança indevida em sua residência. “Essa empresa não respeita a Lei nº 1389/2020 e nem os consumidores de Roraima, pois em plena pandemia estava cortando energia de centenas de pessoas humildes que estavam passando por dificuldades financeiras, e também posso citar o caso concreto de uma consumidora que após receber em sua residência uma fatura no valor de mais de R$ 5.000,00 ganhou na justiça provando irregularidade em seu medidor, o que comprova a falta de seriedade da empresa com a população roraimense”

Após votação na Assembleia Legislativa para aprovação da indicação 061/2022 será encaminhada ao IPEM-RR para providências cabíveis.

RORAIMA ENERGIA – Em nota, a Roraima Energia disse que todos os medidores utilizados são fabricados seguindo toda regulamentação vigente e com garantia de rastreabilidade do INMETRO. “Os medidores saem de fábrica calibrados e blindados, não havendo qualquer tipo de ajuste pela empresa até a sua instalação na Unidade Consumidora”, informou a empresa.