Cotidiano

Deputados de Roraima criam Dia em Memória às Vítimas da Covid-19

Na data, que será incluída no calendário oficial do Estado após a sanção do projeto, a bandeira nacional será hasteada a meio-mastro

Os deputados de Roraima aprovaram nesta terça-feira (11), por 15 votos, o projeto que cria o Dia Estadual em Memória às Vítimas da Pandemia da Covid-19, a ser lembrado anualmente em 9 de maio. O texto segue para a sanção do governador Antonio Denarium (Progressistas).

Segundo a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), o projeto da deputada Lenir Rodrigues (Cidadania) pretende prestar solidariedade às famílias que perderam parentes por causa da crise sanitária. Em Roraima, até o momento, 2.173 pessoas morreram vítimas da doença.

“Isso sem contar os casos que ainda estão em análise. Então, acredito que essa proposta é uma forma de homenagearmos e termos memória das vítimas dessa doença”, disse a parlamentar.

Conforme o projeto, a data foi escolhida porque foi no dia 9 de maio de 2020, quando o Brasil chegou a 10 mil mortes pela pandemia, que o STF (Supremo Tribunal Federal) declarou luto oficial de três dias em respeito às vítimas.

Na data, que será incluída no calendário oficial do Estado após a sanção do projeto, a bandeira nacional será hasteada a meio-mastro.

Dia do Escrivão de Polícia

Com 14 votos a favor, o plenário da ALE-RR também aprovou o Dia do Escrivão de Polícia Civil, com data instituída para 5 de novembro. O objetivo da proposta de Tayla Peres (Republicanos) é valorizar o profissional nas atividades desenvolvidas nas delegacias de Roraima.