
O descarte de lixo eletrônico e mobílias da Prefeitura de Alto Alegre em um aterro sanitário do município gerou indignação entre moradores. A situação foi denunciada pelo autônomo Franco Roraima. Ele relata que a gestão local vem descartando a céu aberto, resíduos que poderiam ser recuperados, como equipamentos de informática.


Entre os materiais descartados estão: CPU de computadores, peças eletrônicas, impressoras, monitores, teclados, papeis, entre outros. Ele também destacou a preocupação com o impacto ambiental do descarte inadequado de equipamentos eletrônicos, que contêm substâncias potencialmente prejudiciais ao solo e à água.
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A denúncia veio após a repercussão de vídeos e imagens dentro de um grupo da comunidade local, mostrando a situação do aterro sanitário e o descarte dos itens, que vem preocupando os moradores. Segundo Franco, a denúncia levanta questionamentos sobre a aplicação dos protocolos de saúde e segurança.
“Além do prejuízo financeiro, esses equipamentos eletrônicos contêm substâncias altamente poluentes, colocando em risco a saúde da população e o equilíbrio ecológico da região. O descarte desse tipo de material deve seguir regras específicas, com controle e transparência”, relata o autônomo.
O que diz a Prefeitura de Alto Alegre?
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Alto Alegre, que por meio de nota emitida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo esclareceu a situação, e informou que os materiais descartados serão recolhidos do local.
Confira a nota completa
A Prefeitura Municipal de Alto Alegre (RR), por meio de sua assessoria de
comunicação, cumpre prestar esclarecimentos a respeito das notícias veiculadas acerca
de suposto descarte irregular de lixo patrimonial do Município.
O Prefeito Municipal, na manhã do dia 13 de janeiro de 2025, tomou
conhecimento, por meio do Relatório Técnico nº 003/2025, emitido pela Secretaria
Municipal de Meio Ambiente e Turismo, do suposto descarte irregular de equipamentos
tecnológicos pertencentes à Administração Municipal.
De forma imediata o Chefe do Executivo adotou as seguintes providências para
recolhimento dos equipamentos irregularmente descartados e apuração dos fatos
relatados:Determinação de diligência in loco para recolhimento do material
irregularmente descartado e;Instauração de sindicância por meio da Portaria nº 251/2025, publicada no
Diário Oficial dos Municípios de Roraima nº 2356, desta data, com prazo de
30 (trinta) dias, para apuração das circunstâncias.
Desta forma, a Prefeitura Municipal de Alto Alegre vem adotando as
providências legais e administrativa para apuração dos fatos.