Ter plantas na decoração interna é trazer harmonia e beleza ao ambiente – elas proporcionam uma sensação de relaxamento, acolhimento e até ajudam a purificar o ar. Num escritório, por exemplo, elas ajudam a aliviar o estresse e servem como pontos de fuga para o olhar, relaxando a mente. Amor na certa, não é mesmo?
Selecionamos algumas espécies para você embelezar a sua casa, escritório ou negócio! A lista não termina aqui, há diversas outras opções de plantinhas que se adaptam a ambientes internos. Na hora de escolher as espécies, considere a posição que a plantinha ficará, a incidência de luz natural e artificial, a circulação de ar, temperatura do local, se terá ar-condicionado ou não, e se informe sobre os cuidados que aquela espécie pode exigir. Na dúvida, consulte um especialista!
Espécie chamativa por suas folhas coloridas. Grandes e brilhantes. Posicione o vaso perto de luz direta do sol, para que ela se mantenha com uma folhagem exuberante. Dica: vire os vasos uma vez por mês, para que a luz incida sobre todas as folhas por igual.
Orquídea
Orquídeas são ótimas opções para ambientes internos! Invista em um vasinho de barro, para drenar melhor a água e não danificar as raízes. Deve ficar à meia-sombra, com luz indireta.
Lírio da paz
Abundante em flores, funciona praticamente em qualquer ambiente. Gosta de calor e umidade, mas deve ficar fora dos raios diretos do sol para não queimar suas folhas.
Zamioculcas
Planta super-resistente, cresce em condições ideais ou terríveis. Ótima opção para ser a primeira aquisição da sua casa!
Espada de São Jorge
Plantinha que dá um toque ornamental a qualquer espaço. Também ajuda a purificar o ar, absorvendo dióxido de carbono e liberando oxigênio. Ela costuma crescer bastante, então já invista em um vaso maior.
Peperômia
Espécie com folhagem pendente, de aspecto bem delicado. Dá um charme a mais para estantes e prateleiras. Ideal para escritórios, pois aguenta até luz fluorescente.
Palmeira-leque
Suas folhas arredondadas, com bordas despontadas e aspecto bem brilhante trazem um forte apelo estético a essa espécie.