O desembargador estadual Leonardo Cupello, de 65 anos, foi eleito, nesta sexta-feira (6), como presidente do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) para o biênio 2025-2027. O magistrado deve ser empossado para o seu primeiro mandato em fevereiro de 2025.
Na mesma eleição, o Tribunal Pleno também escolheu outros cinco desembargadores para compor a próxima gestão: Almiro Padilha (vice-presidente), Erick Linhares (corregedor-geral), Elaine Bianchi (ouvidora-geral) e Tânia Vasconcelos (diretora da Escola do Poder Judiciário). Além disso, o colegiado elegeu os desembargadores Mozarildo Cavalcanti e Jésus Nascimento como juízes titulares do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR).
Em seu discurso, Cupello agradeceu aos magistrados, aos servidores, aos membros do Ministério Público de Roraima (MPRR), aos advogados e aos familiares pela confiança em seu trabalho. Ele prometeu exercer uma “gestão compartilhada”. “Esse é o pensamento, a moralidade, a base de tudo, livres como somos democratas, livres e iguais”, destacou o desembargador.
O atual presidente do TJRR, Jésus Nascimento, parabenizou Leonardo Cupello pela eleição. “Desejo, do fundo do meu coração, que ele tenha uma administração plenamente exitosa”.
Quem é Leonardo Cupello
Leonardo Pache de Faria Cupello nasceu no dia 31 de dezembro de 1958, no Rio de Janeiro. É formado em Direito pela Universidade Cândido Mendes, especialista, mestre e doutorando em Ciências Criminais, além de especialista e doutorando em Relações Internacionais. Também atua como escritor jurídico, internacionalista e professor universitário de Direito.
Ingressou na magistratura em 1993 como juiz substituto e foi promovido a juiz de Direito de Caracaraí em 1996. Na carreira, atuou na primeira e quinta varas criminais e na 2ª Vara Criminal de Competência Residual. Em 2015, foi promovido ao cargo de desembargador do TJRR. Foi presidente do TRE-RR por duas vezes (2020-2021 e 2021-2023).
Ao longo da carreira, desenvolveu projetos sociais, contribuiu para a modernização do Judiciário e recebeu reconhecimentos institucionais. Atualmente, Leonardo Cupello também atua como diretor representante da Associação Nacional de Desembargadores (Andes) e dedica-se ao exercício da docência e pesquisa acadêmica.