Cotidiano

Detentas vão receber mutirão jurídico e de saúde a partir de amanhã

A programação faz parte das comemorações pelo Dia da Mulher que terá ainda palestras e vacinação na Cadeia Feminina

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que será comemorado no próximo dia 8 de março, as detentas da Cadeia Feminina de Boa Vista vão poder participar a partir de amanhã (4) de um mutirão jurídico de saúde.

O primeiro atendimento será feito pela Defensoria Pública do Estado, a partir das 14h30 desta quarta-feira (4). Seguindo a programação, na quinta-feira (5), as detentas vão participar ainda de palestras proferidas por professores da Universidade Federal de Roraima (UFRR) para a conscientização sobre as consequências do uso de drogas.

Já na sexta-feira (6) está prevista a realização do mutirão de saúde com profissionais especialistas do Centro de Referência da Mulher. Além dos exames preventivos, de mama, as reeducandas vão participar de uma palestra sobre planejamento familiar. No mutirão terá ainda a aplicação das vacinas contra hepatite B, tríplice viral e influenza.

Segundo a diretora do Departamento de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Esdra Rumã Brilhante Santos, os mutirões de saúde farão parte do calendário de atividades da Cadeia, podendo ampliar a iniciativa para as outras unidades prisionais. A meta do Departamento é realizar a cada seis meses um mutirão com diversas especialidades.

“A partir de amanhã [4], a Cadeia Feminina passará a receber todas as quartas e sextas-feiras um médico clínico geral pela parte da tarde. E nosso objetivo é sempre buscar outras especialidades para atender os reeducandos como oftalmologista”, afirmou.