Cotidiano

Detentos da Cadeia Pública participam de competição de futsal

Projeto tem a finalidade de promover a ressocialização entre os reeducandos do sistema prisional

A partir das 14h desta quinta-feira, 28, na Cadeia Pública Masculina de Boa Vista (CPMBV), haverá a abertura do projeto “Futebol para Todos”, parceria celebrada entre a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) e empresários locais.

O secretário Estadual de Justiça e Cidadania, Josué Filho, explicou que a competição esportiva é mais uma das oportunidades que os presos têm para praticar a reinserção social.

“O sistema penitenciário não tem como objetivo apenas a contenção destas pessoas. A ressocialização e o desenvolvimento humano destas pessoas também são nossa obrigação”, relatou.

O campeonato terá premiação em medalhas e troféu e pretende movimentar positivamente o cotidiano dos reeducandos do regime fechado. Segundo o diretor da unidade prisional, Elizandro Diniz, o evento tem como principal objetivo incentivar a boa conduta e a ressocialização.

“O esporte é o meio que vai garantir essa aproximação entre a sociedade e o reeducando, que muitas vezes acredita que não tem oportunidades. Por isso precisamos incentivá-los a praticar atividades sadias e oferecer meios para a reinserção social”, disse.

PROGRAMAÇÃO

A abertura do campeonato de futsal contará com a presença de autoridades e empresários locais que apoiam o projeto. Inicialmente, dez empresas estão envolvidas e cada uma apoiará um time durante as competições.

Ao todo, segundo a organização do evento, serão 100 jogadores que participarão dos jogos de caráter eliminatórios. Os competidores estarão uniformizados com as camisetas personalizadas do projeto “Futebol Para Todos”.

As competições classificatórias serão realizadas na quinta e sexta-feira (28 e 29), às 14h, na CPMBV. A semifinal e final acontecem na próxima quarta-feira (3), também na unidade prisional.

Com informações da Secom