Nesta segunda-feira, 18, um total de 760 internos da Cadeia Pública Masculina vão receber a segunda dose da vacina contra a covid-19.
A ação inicia a semana de imunização no Sistema Penitenciário de Roraima, que deve vacinar nesta terça-feira, 19, as detentas da Cadeia Pública Feminina e, na sexta-feira, 22, os presos da Pamc (Penitenciária Agrícola do Monte Cristo), de acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania, responsável por coordenar a ação.
Titular da pasta, André Fernandes explicou que a aplicação das vacinas é necessária para a retomada das atividades presenciais nas unidades, tais como os projetos de ressocialização e as visitas de familiares aos presos.
“Então agora com os internos tomando a segunda dose e tendo a sua imunização completa, poderemos retomar os trabalhos que já fazíamos dentro do sistema prisional. Trata-se de uma ação de governo visando à saúde dentro do sistema prisional. Isso é muito importante, o olhar que o governo está tendo agora para o sistema prisional”, frisou.
O secretário também ressaltou o adiantamento da aplicação da segunda dose, que iria ser aplicada em novembro e foi antecipada por conta da redução no prazo de aplicação dos imunizantes.
PRIMEIRA DOSE
A aplicação da primeira dose da vacina contra o covid-19 ocorreu entre os dias 2 e 3 de agosto, em todas as unidades prisionais. Na ocasião, 3.200 detentos receberam o imunizante.
“A medida faz parte do compromisso do Governo do Estado no enfrentamento da pandemia da covid-19. Após a imunização poderemos ter a retomada das visitas nos presídios”, declarou à época o governador Antonio Denarium.