Cotidiano

Detran aponta redução de mortes no trânsito

Embora o número de acidentes no trânsito em todo Estado tenha aumentado em 25,2% em relação ao ano passado, que apresentou 2.669 acidentes contra 3.342 este ano (até o mês de setembro), o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Edgilson Dantas, comemora a baixa de 4,1% no número de mortes este ano.   Segundo as estatísticas divulgadas pelo Detran , até novembro de 2013 havia sido registradas 169 pessoas vitimadas por acidentes de trânsito. Este ano, também no mesmo período, o número de mortos era de 162, com sete mortes a menos. A estatística aponta ainda que os meses de janeiro e agosto foram os mais violentos, com 25 e 23 mortes respectivamente.
Para Edgilson Dantas, a queda no número de mortes pode ser atribuída ao trabalho intensivo de fiscalização dos órgãos de segurança integrados e destaca o trabalho estatístico do Detran. “O número de mortes no trânsito continua reduzindo em relação ao mesmo período do ano passado e fechamos em menos 4% até o mês de novembro. Como tivemos um Natal tranquilo, esperamos fechar as festas de final de ano com intensa fiscalização e, se possível, sem acidentes com mortes”, frisou.  
O diretor contesta a divulgação de uma estatística que estaria desatualizada e sem um indicador legal. “Temos o cuidado de todos os meses enviar um funcionário nosso até o IML [Instituto Médico Legal], Polícia Militar e Delegacia de Acidente de Trânsito para checar as informações, fazer uma triagem e cruzar dados de Boletins de Ocorrências para saber se não há dois ou mais boletins sobre o mesmo acidente, pois pode ocorrer que cada acidentado do mesmo caso procurar delegacias diferentes para fazer a mesma ocorrência. Isso precisa ser revisto para não engrossar ainda mais as estatísticas. O Detran é o único órgão do Estado apto a apresentar e falar sobre estatísticas de acidentes e mortes no trânsito”, frisou.
Ele se referia a uma estatística divulgada que aponta que o trânsito de Boa Vista é um dos mais violentos do Brasil. “Baseado em que parâmetro foi feita essa afirmação? O último ranking divulgado pelo Denatran é de 2011. Então, não tem como se afirmar que temos um dos trânsitos mais violentos do Brasil”, afirmou.
Ele explica que os dados do Detran são baseados em números oficiais e que o trabalho feito para diminuir os acidentes e mortes tem se refletido nas autuações e apreensões de veículos. “Em um ano, aumentamos em 40% o número de apreensões de veículos irregulares e em mais de 70% as autuações. Isso é resultado de um trabalho de prevenção e educação no trânsito que já resultou em sete mortes a menos que no ano passado”, disse. “Mas, se for levar em consideração que no mesmo período a frota cresceu 8% e a população cresceu 1,5%, os alcances relativos são bem melhores”.
CONCURSO – Edgilson Dantas acredita que os trabalhos deverão melhorar com a posse de 17 aprovados no concurso público do Detran, que estava sub judice desde 2010. A posse ocorreu na manhã de segunda-feira, 29, para os cargos de administrador, advogado, economista, psicólogo, estatístico e engenheiro de trânsito. Para o nível médio foram empossados técnico administrativo, técnico de rede e programador. Para o fundamental, houve posse no cargo de auxiliar administrativo.
Mais 15 aprovados devem ser chamados na próxima gestão do órgão. “Estamos deixando toda documentação encaminhada para que a próxima gestão possa empossar pelo menos mais 15 aprovados”, disse. (R.R)