Cotidiano

Detran conscientiza condutores de veículos

Projeto Paz no Trânsito é desenvolvido em parceira com várias entidades civis, reunindo 50 voluntários na programação

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com o Projeto Paz no Trânsito, realizou uma ação de conscientização junto a condutores de carros, motos, bicicletas e pedestres, na manhã de ontem. A atividade ocorreu em frente à sede da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), na avenida Mário Homem de Melo, bairro Mecejana, zona Oeste.
Conforme o diretor-presidente do órgão, Juscelino Pereira, o objetivo foi conscientizar a sociedade sobre a importância da promoção de um trânsito mais seguro. “É muito importante que o Detran busque parcerias com a comunidade civil organizada. Esse evento de hoje é uma ação integrada com algumas entidades e todas elas estão aqui com o intuito de levar uma mensagem de paz no trânsito. Uma temática que diz respeito a si e a seu próximo, de maneira que possamos ter um feriado santo tranquilo, com segurança para a sociedade roraimense”, disse.
Mais de 50 voluntários participaram da ação, que contou com o apoio dos cursos de Administração e Pedagogia da Faculdade Faceten. “Tendo em vista esse grande feriado que está se iniciando, nós decidimos realizar essa ação orientativa junto aos mais 2.500 condutores que passam aqui pela Mário Homem de Melo. Estamos com mais 50 voluntários envolvidos nessa ação, chamando a atenção dos condutores para cuidados básicos, como o uso do cinto de segurança, da cadeirinha para as crianças, responsabilidade na hora de dirigir, não abusar da velocidade, justamente para que essas pessoas tenham um feriado tranquilo e que possam iniciar seus trabalhos na segunda-feira”, destacou o coordenador do projeto, Cícero Costa.  
Segundo ele, o projeto existe há cinco anos e a cada edição uma entidade é convidada a interagir nas ações. “Essa ação é realizada sempre nas datas comemorativas e o detalhe desse trabalho é que sempre buscamos interagir com instituições diferentes. Hoje, a entidade parceira é a Faceten. Nós também temos o apoio da Igreja Adventista, Igreja Assembleia de Deus, Associações de Moradores e outros. Nosso objetivo é sempre chamar um público diferente para que eles possam estar inseridos nessas mobilizações, porque se não atentarmos para essa questão, daqui a 20 anos teremos muitas pessoas mutiladas pelos acidentes de trânsito”, salientou.  
Encenação em Mucajaí terá atenção especial por parte do órgão de trânsito
Em relação às ações de fiscalização neste feriadão da Semana Santa, o presidente do Detran, Juscelino Pereira, disse que todo efetivo do órgão estará presente nas ruas da Capital e em eventos realizados no interior. A atenção maior será para o Município de Mucajaí, Centro-Oeste do Estado, onde será feita a 33ª Encenação da Paixão de Cristo.
“Nós estaremos realizando, nesta sexta-feira, um apoio para o evento da Paixão de Cristo em Mucajaí. Será uma ação integrada com as polícias Militar e Rodoviária Federal, quando estaremos executando o isolamento da área onde o evento será realizado e o controle de tráfego. No sábado e no domingo, faremos, no âmbito urbano, algumas blitze móveis e estáticas, controlando e fiscalizando todo tipo de infração”, informou.
Ele disse que os excessos por alcoolemia serão combatidos com maior ênfase durante os três dias de feriado. “É importante que as pessoas estejam com todos os itens obrigatórios, conduzindo os veículos de maneira correta, cumprindo algumas normas, mas, sobretudo, as equipes estarão atentadas à questão da embriaguez ao volante. Todas as viaturas estão com etilômetro para que nós possamos ser rigorosos no combate a essa prática. Quem for detido nessa situação, será conduzindo ao distrito policial porque essa é uma questão grave. Já temos os fatores comuns que influenciam no índice de acidentes e nós não vamos aceitar de maneira alguma esse tipo de conduta”, frisou. (M.L)