Cotidiano

Detran faz mil emplacamentos de veículos todo mês no Estado

A facilidade de adquirir-se um carro ou moto financiados é um dos fatores que levam o Estado a ter uma frota de 172 mil veículos

Em Roraima, já existe um veículo para cada três pessoas. Dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) mostram que cerca de mil automóveis são emplacados todo mês. Roraima já conta com uma frota de cerca de 172 mil veículos. Conforme o presidente do Detran, Edgilson Dantas, o trânsito em Boa Vista já necessita de ajustes para suportar a atual demanda.
Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada de Roraima, em 2013, era de 488.072 habitantes. Dantas afirmou que até o mês de julho já havia cerca 172 mil veículos circulando em todo o Estado, o que gera uma estatística de um automóvel para cada três habitantes.
A quantidade de mil automóveis emplacados todo mês em Roraima é atribuída à facilidade de aquisição. “Hoje, há muitas maneiras de uma pessoa comprar um carro: há consórcios, financiamentos, Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido e outros fatores”, disse o presidente do Detran.
Para ele, o trânsito em Boa Vista, cidade com a maior quantidade de automóveis no Estado, necessita de melhorias para atender a demanda de veículos que cresce a cada dia. “Uma medida que ajuda o trânsito a fluir e evita engarrafamentos é o fechamento dos retornos. Quando um carro segue o fluxo e não para em um retorno, o tráfego corre melhor”, destacou Dantas.
Outra medida para evitar engarrafamentos são os semáforos. Existem rotatórias que já poderiam ter sido substituídas pelo sinal luminoso. “Algumas rotatórias ainda atendem à necessidade, mas em alguns locais, como cruzamento de avenidas, elas já poderiam ter sido extintas”, reconheceu.
Um dos locais de grande preocupação é o cruzamento das avenidas Brigadeiro Eduardo Gomes e Venezuela, perto do Detran, que poderia ser beneficiado com um viaduto. “O trânsito descongestionaria neste trecho com um viaduto, pois os motoristas não precisariam esperar no semáforo. Isso diminuiria a quantidade de veículos no local nos horários de pico”, destacou. (I.S)