Cotidiano

Detran faz semana de mutirão na Capital

Expediente para atendimento ao público foi ampliado para até as 17 horas, sem intervalo para o almoço

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realizará, durante toda a semana, um mutirão para atender às pessoas que precisam receber documentos como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) e o Certificado de Registro de Veículos (CRV). Aproximadamente 16 mil documentos estão acumulados devido aos feriados deste ano e à demanda crescente de condutores que somam mais de 320 mil em todo o Estado.

Somente no primeiro semestre de 2015, mais de 2.700 alunos das auto escolas foram aprovados nos testes para retirar a permissão para dirigir (PPD). Com o mutirão, o setor de protocolo prolongou o atendimento até as 17h. Com o aumento da quantidade de emissões nos últimos meses, a direção do órgão decidiu evitar o acúmulo de documentos, que se aproximam de 16 mil, com destaque para documentos de veículos e CNH, pois muitos solicitam e não procuram o setor de protocolo.

“Estamos retirando do protocolo os documentos de quem não vem buscar, porque damos como vencidos. A ação serve para diminuir o fluxo de pessoas pela manhã, porque o expediente é de 08h às 14h, mas muitos chegavam no final do horário de atendimento, quando às vezes fica lotado e não dá tempo de atender todo mundo. No começo do ano, fizemos o primeiro mutirão. Esta é a segunda vez que estamos intensificando a entrega de documentos”, explicou a coordenadora do Protocolo do Detran, Iane Rodrigues.

O diretor-presidente do Detran, Juscelino Pereira, acrescentou que os inúmeros feriados ocasionaram o acúmulo de certificados e carteiras. Segundo ele, duas equipes estão se revezando para que a contagem seja consideravelmente subtraída ao final do mutirão, na sexta-feira, 31.

“Eu vim logo na segunda-feira porque sei que todos os dias estará lotado. Vim buscar a minha carteira de habilitação definitiva. Minha permissão venceu. O atendimento é rápido, mas, como tem muita gente, precisa pegar senha e esperar. Perdi uma manhã, mas valeu a pena”, afirmou o autônomo Carlos Ziraga.

Segundo estatísticas da triagem do departamento, no primeiro semestre deste ano foram solicitadas 2.758 permissões para dirigir. As trocas de PPD para carteira definitiva totalizam 2.882 documentos.

O Estado conta com uma frota de mais de 200 mil veículos, além de ter quase 325 mil condutores habilitados. O órgão ainda faz serviços de renovação de CNH, transferência de veículos para outro Estado, alterações de dados, adição de categoria e outros serviços.