Cotidiano

Detran levará a leilão 900 veículos apreendidos, na próxima semana

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vai realizar, nos dias 2 e 3 de dezembro, o 2º leilão de veículos de 2016, que contará com mais de 900 veículos apreendidos pela instituição. O evento acontecerá no auditório Tapiri do Sesi, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, a partir das 9h.

O presidente da comissão de leilão do Detran, Daniel Calixto, disse que o leilão será online e presencial. Quem tiver interesse em participar já pode acessar o site: www.vipleiloes.com.br, fazer o cadastro, selecionar o veículo e dar um lance. O edital do leilão está no site da instituição: www.detran.rr.gov.br.

A partir da próxima terça-feira, dia 29, o Detran vai abrir o pátio onde estão os veículos para visitação do público, na Rua Três Marias, 139, no bairro Raiar do Sol, próximo ao viaduto da BR-174, na zona Oeste. “Durante a visita, os interessados poderão analisar os automóveis. O local ficará aberto das 9h às 11h e das 13h às 17h, até o dia 1º de dezembro”, informou Calixto.

Conforme o edital, além do valor do arremate, o futuro proprietário ainda deverá pagar as taxas de 17% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) e 5% para o leiloeiro. São três dias úteis para pagar o ICMS e a taxa do leiloreiro deverá ser paga no momento da compra do veículo.

A expectativa do Detran é arrecadar um valor maior do que o primeiro leilão realizado este ano, quando a instituição obteve pouco mais de R$ 450 mil. Este ano, o órgão espera arrecadar mais de R$ 800 mil, levando em conta o número de veículos aptos para leilão. O valor arrecado será aplicado no pagamento dos tributos dos veículos e em ações referentes à educação no trânsito.

REGULARIZAÇÃO – O presidente do Detran ressaltou que, até um dia antes do leilão, os proprietários dos carros e motos apreendidos podem se regularizar e retirar o veículo apreendido. “Para isso devem ir ao Detran, onde será emitido o documento de porte obrigatório que autoriza a retirada”, frisou. (B.B)