Dados do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR) mostram uma redução no número de inadimplentes em um ano. O ano de 2019 fechou com 43% dos condutores de veículos inadimplentes e no final de 2020 este número caiu para 9%. Conforme o presidente do Detran-RR, Igo Brasil, essa redução foi por conta das ações tomadas dentro do planejamento estratégico, como exemplo, a estruturação do atendimento ao público.
“Antes, os usuários eram atendidos apenas na sede da autarquia, causando insatisfação e longas filas. Hoje, além do atendimento na sede, implantamos mais três unidades descentralizadas, oferecendo os mesmos serviços, com horários de atendimentos variados, para facilitar o acesso. Além disso, o próprio usuário pode agendar, por meio do site, o melhor horário para o atendimento”, informou.
Igo Brasil disse que a inadimplência foi reduzida sem aumento de nenhuma taxa no Detran-RR. “Fizemos a implantação de sistemas como o Sistema Integrado de Vistoria Eletrônica Veicular [Sivel]; fizemos adesão ao SNE [Sistema Nacional Eletrônico], que oferece um percentual de desconto para quem paga suas dívidas adiantadas; possibilitamos o parcelamento de débitos no cartão de credito. Tudo isso fez que reduzíssemos a inadimplência”, reforçou.
Segundo ele, com a diminuição, o órgão conseguiu recursos e orçamento para que fosse realizada a reforma da sede administrativa, aquisição de equipamentos como notebooks e outros eletrônicos, dispositivo de energia para os agentes de trânsito. “Temos uma frota maior de viaturas, contratamos uma empresa para elaborar o projeto da nova sede do Detran, e ainda no ano passado iniciamos a construção da nova sede. Tudo isso com recursos próprios, resultado desse planejamento estratégico”, disse o presidente do Detran-RR.
Planejamento
Ele destacou que a autarquia tem um livro intitulado Planejamento Estratégico, elaborado para um período de quatro anos (2019-2022), com missão, valores e metas a serem atingidas. Igo Brasil apontou que o livro serve parea orientar o trabalho enquanto gestão.
“Nele constam os objetivos estratégicos, metas, indicadores, para que pudéssemos alcançar nesse período de gestão onde queríamos que o Detran chegasse. Quando assumi o Detran, elaborei um plano de ação para os quatro anos seguintes de gestão, o que foi registrado no livro Planejamento Estratégico, que traz as ações a serem desenvolvidas. Hoje estamos com três anos e dois meses de gestão e já atingimos 85% das metas planejadas”, ressaltou Igo Brasil.