Cotidiano

Dez parlamentares formam blocão para fiscalizar saúde estadual

O deputado Jânio Xingu, um dos membros do novo blocão parlamentar, afirmou que criação não significa declaração de oposição ao Governo

Dez deputados estaduais se reuniram nesta quarta-feira, 29, por volta das 16h para efetivar a criação de um bloco parlamentar com objetivo de fiscalizar os recursos aplicados na saúde estadual, relacionados à pandemia do covid-19. A reunião ocorreu na nova sala de reuniões parlamentares, por trás do Plenário Noêmia Bastos.

A informação é que estiveram presentes na reunião os deputados Jânio Xingu (PSB), Coronel Chagas (PRTB), Nilton do Sindpol (Patri), Dhiego Coelho (PTC), Odilon Filho (Patri) Betânia Almeida (PV), Yonny Pedroso (Solidariedade), Neto Loureiro (PMB), Evangelista Siqueira (PT) e Renato Silva (Republicanos).

Em entrevista à Folha, o deputado Jânio Xingu informou que a criação do blocão foi oficializada, mas que não significa a declaração de uma oposição ao Governo do Estado ou de desentendimento com a presidência da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

“Objetivo é tomar decisões e fazer as votações na ALE de forma independente. Nós queremos fiscalizar os recursos que estão vindo para o Estado por conta do novo coronavírus e saber de que forma que eles estão sendo aplicados e se estão realmente chegando na ponta”, afirmou.

Porém, o bloco independente não deverá tratar somente da saúde. “Nós queremos visitar a Secretaria Estadual de Sáude, falar com o secretário de saúde, mas não só isso. Vamos também cobrar explicações do motivo de que muitas emendas dos deputados não foram executadas para a reforma de mais de 1.500 quilômetros de vicinais”, acrescentou.

O líder do blocão escolhido é o deputado Coronel Chagas e vice-presidente o deputado Evangelista Siqueira, informou Xingu. “Não quis assumir por saber que sou vice-presidente da Assembleia e, por questões éticas, decidi não ter a presidência do grupo, mas estarei atuando de forma a ajudar a população no que for preciso”, finalizou.