Um grupo de dez policiais penais do Rio Grande do Sul embarcou nesta quinta-feira, 10, para Roraima. Eles irão substituir os colegas que estão atuando, há 90 dias, junto à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo. Até o momento, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) já enviou 36 servidores, somando com estes 10.
As missões penitenciárias estão sendo organizadas sob o comando do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), conforme o Convênio de Cooperação Federativa 32/2017, celebrado entre a União e o Estado do Rio Grande do Sul.
A ação atende a um convite do Ministério da Justiça e eles vão trabalhar na escolta, intervenção prisional, além de reforçar a segurança da unidade prisional.
Os representantes gaúchos integram um grupo de agentes penitenciários federais, forças da PM e Polícia Civil.
“Entre os estados da Federação, os gaúchos são destaques positivos nesta missão e o resultado disso é o reconhecimento de nosso trabalho perante o Departamento Penitenciário Nacional (Depen)”, disse o superintendente da Susepe, Cesar da Veiga.
A equipe destacou o orgulho de representar a Susepe e integrar a força que está auxiliando na manutenção da ordem e da disciplina na maior unidade prisional de Roraima. O custeio da Força Tarefa ficou a cargo do próprio Ministério, não representando nenhum ônus ao Estado do RS.
SELEÇÃO – Antes de o grupo partir para essas operações, eles atenderam aos requisitos estabelecidos pela Susepe. As fases compreendem desde a avaliação da vida funcional – realizada pela Corregedoria, a análise das competências técnica e operacional – feita pelo Departamento de Segurança e Execução Penal e, por fim, a aprovação pela Superintendência da Susepe.