Cotidiano

Dia ‘D’ de vacinação não alcança meta

No último sábado, 13, pouco menos de 10% do público-alvo da campanha foi vacinado

Quem perdeu o Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, etapa municipal, pode se dirigir a partir desta segunda-feira, 15, até uma das Unidades Básicas de Saúde do Município para efetuar a imunização. A campanha continua nos postos de saúde até o dia 26 de maio.

No sábado, 13, pouco menos de 10% do público-alvo da campanha foi vacinado. Os números correspondem a 2.548 doses aplicadas. Os dados, ainda parciais, foram repassados pela Coordenação Municipal de Imunização.

A etapa municipal da campanha foi realizada em mais de 30 pontos de vacinação espalhados por toda a cidade. A meta era vacinar as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, conforme preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A vacina é destinada prioritariamente a pessoas dos grupos com maior vulnerabilidade para complicações e mortes devido à gripe: pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres com até 45 dias pós-parto, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade, o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, e os funcionários do sistema prisional.

O autônomo Francisco Figueiredo foi um dos que levou os filhos pequenos para vacinar. Ele disse considerar importante a prevenção. “A vacina é importante para evitar que eles fiquem doentes. Todo ano eles são vacinados contra a gripe”, disse.

A aposentada Marta Costa, de 63 anos, disse que fica receosa em tomar a vacina, mas que mesmo assim, a toma para evitar ficar doente. “Algumas amigas dizem que não faz diferença, mas sempre tomo a vacina. Acho que o público-alvo deveria aderir mais a essa campanha”, relatou.

VACINAÇÃO – Até o dia 9 de maio, antes do dia “D”, foram vacinadas 12.889 pessoas dos grupos prioritários. A meta estabelecida para crianças de seis meses a menores de cinco anos é de 26.794 e até o dia nove foram aplicadas 3.851 doses.

Outro grupo que está com índice baixo de imunização são as puérperas, mulheres em período pós-parto de até 45 dias. A meta é imunizar 833, mas até agora apenas 294 doses foram aplicadas neste grupo. Além de garantir a proteção individual da mãe, a vacina é a única forma de prevenção do bebê menor de seis meses que ainda não recebe a vacina.