Nesta terça-feira (30), estarão abertas as inscrições para pessoas privadas de liberdade e jovens que cumprem medida sócio-educativa a participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As provas serão realizadas nos dias 9 e 10 de dezembro com horário de Brasília e serão aplicadas nas próprias unidades de recolhimento.
Os órgãos de segurança pública e de promoção dos direitos da criança são responsáveis pelas inscrições e realização das provas.
Em Roraima já participaram um total de 215 reeducandos do sistema prisional do estado.
Desse total 30% conseguiram atingir a média de nota e três participantes do Enem ingressaram na faculdade, sendo acompanhados por agentes de segurança até as instituições de ensino superior.
A Diretora da Coordenação de Educação da Sejuc (Secretaria de Justiça e da Cidadania), Edna Moura, explicou que não é a mesma prova que será aplicada em todo o país para quem não está em detenção, mas será no mesmo estilo e com as mesmas dificuldades.
“Como a prova regular é antes da que será aplicada nas unidades de detenção, para evitar repasse de informação é que ela é diferenciada”, disse.
Cada local de prova indicará um responsável pedagógico que firmará um termo de compromisso junto ao Inep (Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais). Esse procedimento deve ser efetuado on-line no site do Inep até as 23h59 de 20 de outubro, horário de Brasília.
Edna ainda destacou que a participação dos reeducandos é freqüente, porém nesse último ano a quantidade de inscritos baixou. “Eles acabam não se sentido estimulados a fazer o Enem porque não há uma preparação, um cursinho nas unidades”, lamentou. Ela informou que alguns que não tinham o nível médio completo e já tiveram a oportunidade de participar do exame, conseguiram concluir o ensino atingindo boas notas.
A diretora Isménia Andrade, disse que este ano o Centro Sócio Educativo Homero de Souza Cruz Filho (CSE), localizado no bairro Asa Branca, não terão participantes porque a maioria dos internados possui apenas o ensino fundamental. Nos anos anteriores do exame os jovens participaram alguns obtendo resultado satisfatório.
PROVAS No primeiro dia de provas, 9 de dezembro, o horário iniciará às 12h05 e dia 10 também o mesmo horário, porém no primeiro dia o candidato tem 4 horas e 30 minutos de duração da prova e no segundo 5 horas e 30 minutos.
No dia 9 serão aplicadas de História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Química, Física e Biologia e no segundo dia matemática, língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação. Em 2013 o Enem recebeu 30.322 inscrições de privados de liberdade.
Cotidiano
Dia 30 começa inscrição do Enem para pessoas privadas de liberdade
As provas serão realizadas nos dias 9 e 10 de dezembro com horário de Brasília e serão aplicadas nas próprias unidades de recolhimento