Cotidiano

Dia C é realizado na Cadeia Pública Feminina

Foi mostrando a sociedade que as cooperativas também podem contribuir com políticas públicas voltadas para ressocialização de pessoas

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Brasil em Roraima (Sistema OCB/RR) realizaram no decorrer desta semana na Cadeia Pública Feminina de Boa Vista, diversas atividades de cunho social para as 126 reeducandas do Sistema Prisional.  O final da programação aconteceu ontem, 04 de junho, data que se comemora o Dia de Cooperar.  

No período de 29/06 a 03/07 foram ministrados cursos de panificação, confecção de bijuterias em papel, artesanato em papelão e horticultura orgânica. Oficinas de modelagem de sobrancelhas, de maquiagem, comunicação e expressão oral e cooperativismo empreendedor.

A reeducanda Consolata da Silva, 28 anos, disse que essa ação veio oportunizar e capacitar às mulheres do sistema. “Eu fiz o curso de artesanato em papelão e, isso é uma possibilidade de uma nova vida que quero seguir ao sair daqui”, falou.

Para Silvio de Carvalho, Presidente do Sistema OCB/RR, foi mostrando a sociedade que as cooperativas também podem contribuir com políticas públicas voltadas para ressocialização de pessoas que em algum momento da vida desviaram os seus caminhos.

As reeducandas e seus familiares foram atendidos ao logo do dia com os serviços de emissão de carteira de trabalho, distribuição de preservativos, aferição da pressão, vacinação, teste de glicemia, aplicação de flúor, corte de cabelo, clinica geral e outras atividades.

“Esse evento trouxe atividade para nós, porque é raro ter uma ação dessas aqui na cadeia, tivemos uma semana de capacitação e aprendemos muito com todos os instrutores. Eu fiz um curso de panificação e quero levar esse conhecimento adquirido aqui dentro, para ajudar na renda familiar e seguir uma nova vida” falou a reeducanda Angélica Uchoa.

Segundo o Diretor da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo, Henrique de La Rocque, esse tipo de evento deve ser feito mais vezes, pela sua grandiosidade e bem que isso traz para as reeducandas. “Essas ações sociais, acabam por trabalhar o entendimento das mulheres, para que elas voltem à sociedade com mais dignidade, mais amor e tenham  ciência que a sociedade as acolhe”, afirmou.

Agradecimento – A representante das Reeducandas, Angélica Uchoa, agradeceu em nome de todas ao Sistema OCB/RR, por ter proporcionado uma semana de capacitação e participando no Dia C. “Esperamos que essa seja a primeira de muitas outras atividades com todos os nossos familiares, porque com isso vamos nos sentir renovadas e vivas”, disse.