Em alusão ao Dia Nacional do Estudante, comemorado ontem, a Secretaria Estadual de Educação (Seed) realizou a primeira edição da Gincana dos Estudantes de Roraima. As atividades ocorreram nas dependências do Parque Anauá, no bairro dos Estados, zona Norte, reunindo estudantes de 39 escolas da Capital e interior.
De acordo com a secretária de Educação, Selma Mulinari, a ação foi resultante de uma demanda antiga da comunidade escolar, que há muitos anos se sentia carente de ações de valorização ao estudante. “Essa data é importante porque é uma forma de valorizá-los na sociedade. Por um tempo, eles se sentiam desprestigiados. Então, idealizamos e construímos esse evento com a realização de uma gincana cultural, desportiva e pedagógica, justamente para comemorar o dia deles e resgatar os conceitos de integração escolar, que ficaram perdidos por falta de iniciativas das gestões anteriores”, afirmou.
Segundo ela, cerca de dois mil alunos participaram da ação. A ideia é fortalecer a classe estudantil com mais ações ao longo de toda a gestão da administração estadual.
“A nossa intenção é que essa gincana ocorra todos os anos. Espero que aconteça sempre, porque é um acontecimento muito importante. Quando se fala em integração, em congregar jovens, qualquer iniciativa nesse sentido é bem-vinda”, frisou.
Além das provas recreativas e culturais, a gincana teve a realização de um momento social. Antes do início da programação, as escolas participantes se empenharam na arrecadação de roupas e alimentos. Segundo o presidente da Associação dos Estudantes de Roraima (Assoer), Arlisson Nascimento, todo material arrecadado será entregue para uma instituição de caridade.
“Essa é a primeira edição do evento, tendo essa parceria da Assoer com o Governo do Estado. Nós ficamos extremamente felizes com a iniciativa. Além de estarem se divertindo, eles estão também doando roupas e alimentos que serão entregues para pessoas carentes, marcando essa data não só como o Dia do Estudante, mas também o dia da integração estudantil brasileira. A Assoer tem 52 anos e comemora com muito orgulho esse dia tão especial”, pontuou.