A Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima uma alta nas vendas para o Dia dos Pais neste ano, já descontada a inflação. Este será o terceiro ano consecutivo de crescimento, mas, levando em conta o desempenho dos últimos anos, o setor ainda não retomou o ritmo de antes da crise.
Em Roraima as vendas referentes ao dia dos pais devem movimentar cerca de R$ 8,8 milhões, o que representa um aumento de 2,3% na comparação com 2018. Para o economista da Fecomércio/RR, Fábio Martinez, “o resultado de Roraima ficou um pouco acima da média nacional, que foi de 2,1%. Contudo, apesar do aumento nas vendas, o efeito sobre a geração de emprego deve ser pequeno, podendo incrementar as ofertas de trabalho em menos de 20 postos de trabalho.”
Segmentos em destaque – A pesquisa aponta que os segmentos de hiper e supermercados serão o destaque positivo da data. Em seguida, vêm o ramo de artigos de uso pessoal, doméstico, como utilidades para o lar e eletroeletrônicos e depois vestuário e calçados.
As vendas serão estimuladas pela queda estimada dos preços de televisores, calçados esportivos e bebidas alcoólicas. Na comparação com o mesmo período do ano passado, livros, entradas para cinema e aparelhos telefônicos estão mais caros.