O Dia de Santos Reis, também conhecida como Festa dos Magos, celebrada nesta quarta-feira, 06, pela Igreja Católica é uma celebração aos três reis magos e simboliza o fim do período natalino.
De acordo com o Padre Revislande Araújo, pároco da Nossa Senhora da Consolata, a data celebra a manifestação de Jesus a todos os povos.
“Na verdade, os Reis Magos Gaspar, Baltazar e Belchior representam pra nós católicos, a população do mundo inteiro, a manifestação de Jesus a todos os povos. Consequentemente, com essa festa encerra pra nós católicos o tempo do Natal. Por isso é aquele momento que a Igreja orienta os seus filhos a desmontar o presépio”, afirmou Revislande.
O padre relatou ainda que em razão da data ser comemorada em uma quarta-feira, muitas igrejas realizam celebrações com a comunidade nas missas de domingo.
REIS MAGOS
De acordo com a Bíblia, os três reis magos foram os primeiros a visitar o menino Jesus. Eles teriam descoberto o nascimento da criança por causa da Estrela de Belém.
Na ocasião, os magos ofereceram três presentes ao menino Jesus. O rei Gaspar dá de presente ouro, Belchior, dá o incenso e Baltazar, a mirra. O ouro tem como simbolismo as riquezas e poder material, o incenso a fé, espiritualidade e religião e a mirra a purificação e limpeza do espírito.