Cotidiano

Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar será realizado hoje

A ação acontecerá simultaneamente em 13 estados e 22 cidades, e tem como finalidade ensinar as pessoas leigas na área da medicina a fazer uma reanimação cardiopulmonar

Pela primeira vez o Estado vai participar do Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar, que é comemorado no dia 29 de agosto. O evento será realizado pela Liga do Trauma de Roraima, que é formado pelos alunos que cursam Medicina na Universidade Federal de Roraima, em parceria com o Pátio Roraima, neste sábado, das 16h às 22h, no shopping. O evento é gratuito e não é necessário pré-inscrição.

A ação acontecerá simultaneamente em 13 estados e 22 cidades, e tem como finalidade ensinar as pessoas leigas na área da medicina a fazer uma reanimação cardiopulmonar, técnica empregada em casos de parada cardíaca. No total, 40 Ligas Acadêmicas da área da saúde estarão envolvidas nesta ação.

A reanimação cardiopulmonar, feita em tempo hábil, pode triplicar as chances de sobrevivência quando adequadamente empregada. A parada cardiorrespiratória, popularmente conhecida como parada cardíaca, é um evento súbito e imprevisível, podendo ocorrer a qualquer momento e com qualquer pessoa.

Consiste em uma perda abrupta das funções cardíaca e pulmonar, levando a óbito se não for revertida. O tratamento empregado consiste na reanimação cardiopulmonar, técnica universalmente utilizada e fundamentada, que combina compressões torácicas e ventilações de resgate, utilizadas para manter o paciente em condições de receber o suporte avançado e desfibrilação, visando à reversão do quadro.

“Grande parte das paradas cardíacas ocorre fora do ambiente hospitalar, principalmente em residências, podendo acometer familiares e amigos”, explica Filipe Amado, coordenador da mobilização e membro da Liga Acadêmica de Trauma e Emergência do Maranhão. 

Dados mostram que 90% das vítimas de parada cardíaca morrem antes mesmo de chegar ao hospital. O evento pretende mostra que com o auxílio e o engajamento da população, pode-se mudar esse quadro, pois quanto mais pessoas souberem a reanimação cardiopulmonar, mais vidas serão salvas.

Os acadêmicos vão utilizar manequins próprios para o treinamento, além de manuais e panfletos informativos padronizados. Os pontos de treinamento estarão estrategicamente localizados em locais de grande circulação, como shoppings, universidades e pontos turísticos. 

SERVIÇO

O quê: Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar

Data: 29 de agosto de 2015

Local: Pátio Roraima Shopping

Horário: 16h às 22h