Nos dias 5 e 6 de novembro, 8,6 milhões de candidatos devem fazer as provas do Enem que têm, no primeiro dia, 90 questões de múltipla escolha para serem respondidas em quatro horas e 30 minutos.
No segundo dia são mais 90 questões e a prova de redação, e o tempo aumenta para cinco horas e 30 minutos.
Para o professor de cursinho Paulo Henrique Lira, ficar atento ao horário de início da prova é fundamental para não chegar atrasado, mas uma dica importante é começar pelas questões da disciplina que tem mais domínio.
“Começar pela disciplina que o candidato está mais preparado é indicado para dar mais confiança e consegue desenvolver melhor o tempo na prova. O cartão de resposta pode ser feito com uma hora antes do término, para fazer com calma e não errar, já que qualquer resposta é importante para uma prova que é muito concorrida” disse.
Equilibrar o tempo entre as provas objetivas e a redação e começar pelas matérias em que o estudante tem mais facilidade são algumas dicas do professor.
“Saiba que qualquer candidato terá mais facilidade em uma disciplina do que outra,é importante não perder muito tempo, ele deve responder primeiro aquilo que ele sabe, e aquelas questões que ele tem dúvidas deixar por último, afinal o objetivo é fazer a maior quantidade de pontos possíveis” relatou.
Alimentação
Os professores aconselham aos candidatos fazer uma alimentação mais leve no dia anterior da prova. “Um lanche, suco, nada de alimentações pesadas que fazem parte da rotina para não causar um desconforto, já que muitas vezes os alunos fazem a prova tentando driblar a ansiedade” afirmou.
Para comer na hora da prova, o professor indica levar um lanche como um chocolate, um biscoito ou uma fruta. “Isso depende de cada candidato, tem alguns estudantes que não conseguem ficar sem comer por tanto tempo outros que não conseguem comer nada pelo nervosismo, os professores indicam que leve uma fruta ou um doce já que o açúcar consegue acionar a concentração no cérebro” finalizou.