Cotidiano

Dicap disponibiliza telefone para atender população

O disque-captura vai possibilitar que a população faça as denúncias sobre ações e paradeiros de criminosos que possam estar atuando em qualquer parte do Estado

Por meio do disque-captura 0800-728-0130 da Divisão de Captura (Dicap), as denúncias sobre foragidos do sistema prisional roraimense e de outros estados agora poderão ser feitas pelo número que já está ativado e pode ser utilizado 24 horas por dia pela população.  

O chefe da Dicap, Roney Cruz, informou que, o disque-captura vai possibilitar que a população faça as denúncias sobre ações e paradeiros de criminosos que possam estar atuando em qualquer parte do Estado, e, ainda, acelerar o processo de pesquisa no banco de dados que a Divisão possui.

A denúncia ocorrerá em sigilo, não sendo obrigatória a identificação do denunciante. “Com o disque-captura, a população vai poder denunciar sem custos, o que contribuirá para o aumento no índice de recaptura de criminosos. As pessoas vão poder ligar de telefone público ou celular sem ônus, com a garantia do sigilo absoluto”, disse o Chefe da Dicap.

Além do disque-captura, a Dicap também utiliza o aplicativo WhatsApp por meio do número (95) 9913-99529 onde recebe denúncias e pedidos de consultas de outras instituições Segurança Pública que atuam em Roraima, como a PF (Polícia Federal), PRF (Polícia Rodoviária Federal), PM (Polícia Militar), Polícia Civil, SMtran (Superintendência Municipal de Trânsito), Guarda Civil, além do sistema penitenciário.

DADOS – Somente no primeiro semestre de 2015, foram realizadas 3.650 consultas no banco de dados e recapturados 224 foragidos. Além da recuperação de 22 veículos roubados ou furtados. “Temos uma equipe de plantão pronta para atender as pessoas, fazer a consulta e atuar de forma rápida e eficaz na localização de suspeitos, recuperação de veículos e prevenção de crimes”, disse Roney.