Cotidiano

Dilma afirma que programa vai continuar

Além de entregar as unidades em Boa Vista, presidente fez a entrega simultânea de outras em vários estados, por videoconferência

Durante a entrega simultânea de mais 10.962 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) para seis estados, ontem, sediada em Boa Vista e retransmitida para os demais municípios, a presidente  Dilma Rousseff (PT) declarou que continuará no cargo para poder continuar o maior programa habitacional da história do País. “Quero continuar na presidência, primeiro porque fui eleita, mas depois porque tenho certeza de que, nos últimos 500 anos, ninguém no Brasil fez um programa para a casa própria para a população mais pobre do País”, afirmou.

Ela disse que o Minha Casa, Minha Vida vai continuar, porque há ainda milhares de famílias pelo Brasil esperando pela mesma emoção conquistada pelas famílias que foram beneficiadas ontem. “Vamos fazer em um ritmo um pouco menor, porque vamos ter que pagar as prestações no ato. Mas, vamos continuar com o Minha Casa, Minha Vida. O Governo Federal vai se empenhar e fazer o maior programa e, quando fechar 2018, o Brasil terá poucas pessoas sem a casa própria”, afirmou, destacando que em algumas cidades a cada cinco casas, uma é do programa federal.

BENEFICIÁRIOS – Mais de 43.800 pessoas foram beneficiadas ontem com a entrega das quase 11 mil moradias. Além de Boa Vista, moradores de Rio Largo, em Alagoas; Luís Eduardo Magalhães, na Bahia; Caxias, no Maranhão; Capitão Poço, Itupiranga e Tomé-Açu, no Pará; e São Gonçalo, no Rio de Janeiro, receberam as chaves de suas casas.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, todas as unidades habitacionais são divididas em dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço, com piso cerâmico em todos os ambientes. Atendendo às exigências do Minha Casa, Minha Vida, os empreendimentos são equipados com infraestrutura completa, pavimentação, redes de água, esgotamento sanitário, drenagem e energia elétrica.

A governadora Suely Campos (PP) anunciou que o apoio do Governo do Estado não vai parar com a inauguração do residencial e entrega dos apartamentos. “Por meio da Secretaria Estadual de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), estamos providenciadas uma série de ações sociais para ajudar na adaptação dessas famílias a morar em apartamentos”, disse.

Suely anunciou também que, a partir de 2016, uma escola estadual funcionará nas proximidades. “Teremos projetos sociais e uma escola funcionando a partir do ano que vem. Além disso, promoveremos ações de capacitação para geração de emprego e renda, focadas principalmente nas mulheres, que representam a maioria dos chefes de família em Roraima”, afirmou.

Quem não conseguiu realizar o sonho da casa própria agora, poderá a partir de janeiro se cadastrar em mais uma etapa do Minha Casa, Minha Vida, conforme anunciou a governadora. “Já estamos elaborando os editais de chamamento público aos municípios do Interior. A nossa intenção é entrar com os terrenos como contrapartida do Governo para a execução de novos empreendimentos habitacionais”, explicou.

Aqueles que não puderem retirar as chaves hoje, a partir de amanhã, dia 10, poderão ser retiradas no canteiro de obras da CMT Engenharia, empresa responsável pela construção do empreendimento, localizado dentro do próprio residencial, das 8h às 18 horas. (V.V)