Diocese de Roraima pede doações de sangue para padre internado no HGR

A campanha tem como prioridade os tipos sanguíneos O+ e O-, mas está recebendo doações de todas as tipagens

Padre Celso Carlos Puttkammer. (Foto: reprodução)
Padre Celso Carlos Puttkammer. (Foto: reprodução)

Em uma campanha lançada nesta terça-feira (3), a Diocese de Roraima está pedindo doações de sangue para ajudar na recuperação de padre Celso Carlos Puttkammer. O sacerdote se encontra internado no Hospital Geral de Roraima (HGR) com anemia aguda.

A ação visa não apenas ajudar na recuperação do sacerdote, mas também suprir a demanda de outros pacientes que necessitam de transfusões sanguíneas. A campanha tem como prioridade os tipos sanguíneos O+ e O-, mas está recebendo doações de todas as tipagens.

Para contribuir com a doação de sangue é necessário se dirigir ao Hemocentro de Roraima, localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, nº 3418, bairro Aeroporto. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h.

Quem pode doar sangue?

Para doar sangue, é necessário cumprir alguns critérios: ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior. É obrigatório apresentar um documento oficial com foto no momento da doação. Menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsável legal.

O processo de doação inclui um cadastro na recepção, seguido de uma entrevista na sala de triagem. Se não houver impedimentos, o doador é encaminhado para a sala de coleta, onde o procedimento leva apenas cerca de 10 minutos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE