Diocese de Roraima realiza abertura oficial do Jubileu da Esperança neste domingo

A solenidade de abertura iniciará às 16h na Comunidade Menino Jesus, no bairro Mecejana

A Santa Missa será presidida pelo bispo diocesano, Dom Evaristo Splengler. (Foto: reprodução/Diocese de Roraima)
A Santa Missa será presidida pelo bispo diocesano, Dom Evaristo Splengler. (Foto: reprodução/Diocese de Roraima)

A Diocese de Roraima realizará a abertura oficial do Jubileu da Esperança 2025 neste domingo,12, a partir das 16h, na Comunidade Menino Jesus, no bairro Mecejana, em Boa Vista. Em Roraima, o Jubileu 2025 ocorrerá simultâneo ao Jubileu Diocesano, que comemora 300 anos de Evangelização da Igreja Católica no estado e tem como lema: “300 anos de fidelidade e novos desafios numa Igreja Sinodal”.

Também conhecido como Ano Santo, o Jubileu é um evento litúrgico e espiritual celebrado a cada 25 anos pela Igreja Católica. O Jubileu da Esperança foi oficialmente aberto pelo Papa Francisco durante a Festa do Natal, no dia 24 de dezembro de 2024, em Roma. Durante o período de um ano, os fiéis são convidados a viver um tempo de graça, reconciliação e renovação espiritual.

“Quero desejar que o ano jubilar 2025 seja um tempo de esperança, de comunhão, de renovação espiritual para toda a nossa Diocese. Ao longo do ano reafirmaremos o convite para que todos caminhemos juntos em sinodalidade, como peregrinos da esperança, em um mundo que tanto necessita de paz, solidariedade, fé e o amor de Deus”, destacou o bispo diocesano, Dom Evaristo Spengler.

A solenidade de abertura iniciará às 16h na Comunidade Menino Jesus (localizada na avenida Ataíde Teive, nº 1148, bairro Mecejana) em peregrinação até a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, no centro histórico da capital. A Santa Missa será presidida pelo bispo.

Indulgências plenárias

Conforme a Diocese, durante o Jubileu da Esperança, os fiéis terão a oportunidade de obter indulgências plenárias – perdão completo dos pecados – ao peregrinarem até as Igrejas Jubilares: a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo, a Catedral Cristo Redentor e o Santuário Nossa Senhora Aparecida. Para obter a indulgência, será necessário cumprir ainda as condições habituais: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Papa.

Além disso, de fevereiro a outubro de 2025, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, vinda do Santuário Nacional, visitará todas as comunidades da Diocese, em compromisso com a construção de um santuário dedicado à Padroeira do Brasil em Boa Vista.

As celebrações do Ano Santo em Roraima se encerrarão no dia 28 de dezembro de 2025, durante a Festa da Sagrada Família. O Papa Francisco também encerrará o Jubileu em Roma, no dia 6 de janeiro de 2026, com o fechamento da Porta Santa na Basílica de São Pedro.