VANTHUY NETO

Diocese de Roraima tem o primeiro bispo ordenado

Raimundo Vanthuy Neto foi eleito bispo de São Gabriel da Cachoeira, interior do Amazonas, pelo Papa Francisco

Ordenação episcopal foi celebrada pelo cardeal da Amazônia, Dom Leonardo Urich Steiner. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Ordenação episcopal foi celebrada pelo cardeal da Amazônia, Dom Leonardo Urich Steiner. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O padre, Raimundo Vanthuy Neto, se tornou o primeiro bispo ordenado da Diocese de Roraima neste domingo (04), em uma missa celebrada no Ginásio Poliesportivo Vicente Ítalo Feola – Totozão, em Boa Vista. Vanthuy foi nomeado bispo de São Gabriel da Cachoeira, Amazonas, no dia 08 de novembro de 2023, pelo Papa Francisco.

A missa foi presidida pelo cardeal da Amazônia, Dom Leonardo Urich Steiner, e concelebrada pelo bispo de Roraima, Dom Evaristo Spengler, e os anteriores, Dom Mário Antônio, Dom Roque Paloschi e Dom Edson Damian. Os bispos de outras dioceses como Afogados da Ingazeira (PE), Maranhão e Pará e Manaus (AM), além de padres, religiosos e religiosas, e pessoas da diocese de São Gabriel também participaram da ocasião.

Durante a homilia, Steiner enfatizou a importância do trabalho de Dom Vanthuy com os povos indígenas, uma vez que a Diocese de São Gabriel da Cachoeira, até 2020, era o município mais indígena do Brasil.

Agora, Dom Vanthuy deve ser empossado na Diocese de São Gabriel da Cachoeira (AM). (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

“O bispo enviado auxilia quando os pobres são esquecidos e quando a fé é posta em questão. […] Quando tomado por justiça e indignação, deve preservar a Amazônia, uma igreja que lute pelos direitos dos mais pobres, dos povos originários, dos últimos e de uma forma que a voz seja ouvida e sua dignidade seja promovida”, destacou o cardeal.

Desde o anúncio do Vaticano, Vanthuy realizou visitas à Diocese de São Gabriel da Cachoeira. Nas redes sociais da Diocese de Roraima, explicou que recebeu o chamado da Nunciatura Apostólica – representação do Vaticano no Brasil – ainda em outubro do ano passado.

“Veio o sim, e aí com ajuda também de outras pessoas, de modo especial Dom Evaristo e Dom Roque, para chegar nesse consenso de dizer sim”, afirmou.

Vanthuy Neto

Dom Vanthuy Neto. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Natural de Pau dos Ferros, interior do Rio Grande do Norte, Vanthuy foi ordenado diácono em 1999 e presbítero da Diocese de Roraima, em 2001. Em sua caminhada pastoral, auxiliou diversas paróquias e áreas missionárias diocesanas. Em 2019 foi designado à reitoria de Nossa Senhora Aparecida e estava à frente da campanha para construção do Santuário de Aparecida na capital. 

O bispo eleito ajudava na Formação das Lideranças Leigas na Escola de Teologia Pastoral e na Escola para o Diaconato Permanente. Também estava membro do Colégio de Consultores, do Conselho Presbiteral e colaborava como chanceler da Diocese.

Ainda, foi diretor e professor da Faculdade Católica do Amazonas, colaborou com os estudos sobre o Cristianismo e Povos Indígenas na Amazônia e participou como auditor da Assembleia Sinodal do Sínodo para a Amazônia em outubro de 2019.

Confira o momento