Desde a década de 60, todos os anos a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza a Campanha da Fraternidade (CF). Em 2018, o evento vem como tema ‘Fraternidade e superação da violência’, tendo como lema “Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8)”.
A meta da campanha em 2018 é despertar a solidariedade da população brasileira, para um problema que envolve todos, em busca de solução para resolvê-lo.
Em Roraima, a Diocese se prepara para a realização das ações. Paróquias, áreas missionárias e comunidades, trabalharão para transmitir uma reflexão à sociedade envolvendo todos os segmentos.
De acordo com a missionária Telma Lage, a violência vai além da criminalidade. Sendo necessário refletir sobre ações que, muitas vezes, alimentam a violência.
“Não reconhecer o próximo como irmão, ser omisso diante da fome, da miséria, quando sabemos ou presenciamos algo errado, também são formas de violência”, ressaltou a missionária.
Realizada em âmbito nacional, a CF envolve todas as comunidades católicas e ecumênicas. A arrecadação da Campanha da Fraternidade compõe o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e Fundos Diocesanos de Solidariedade.
60% da arrecadação são destinados ao apoio de projetos sociais da comunidade diocesana, e os demais 40% compõem o FNS, para o fortalecimento da solidariedade em diversas regiões do país.
“A arrecadação de todas as celebrações da Diocese, são uma parte dessa coleta e fica em Roraima. A outra vai pro Fundo Nacional, e parte será destinada a projetos em todo o país”, destacou Telma Lage.
CAMPANHA – A Campanha da Fraternidade 2018 (CF 2018) é realizada todos os anos pela Igreja Católica no Brasil. Começa na quarta-feira de cinzas e se estende ao longo do ano.
A comunidade pode obter exemplares do texto-base na Cúria (Diocese), nas paróquias e áreas missionárias, ao preço de R$ 10,00. Mais informações podem ser obtidas por meio dos números (95) 3224-3741 ou 99114 0962.