Cotidiano

Diretor do Detran diz que ações de fiscalização serão revistas

Álvaro Duarte disse que o Detran irá focar as fiscalizações no período noturno

Uma operação de fiscalização no trânsito realizada pela Polícia Rodoviária Estadual (PRF), com apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Polícia Militar de Roraima (PMRR), na manhã desta terça-feira, 29, em diversos pontos da cidade, causando engarrafamentos e lentidão no trânsito.

Em entrevista exclusiva à FolhaBV, o diretor presidente do Detran coronel Álvaro Duarte, disse que a operação foi realizada com o intuito de coibir a criminalidade e reduzir acidentes de trânsito, mas que por conta dos transtornos gerados, as ações desse tipo serão revistas.

“Após o término da operação foi verificado que houve grande congestionamento da Av. Carlos Pereira de Melo, fato este que causou diversos atrasos e desaprovação pela população que por ali passavam. Sendo assim tal procedimento será revisto, conforme conversa com o Superintendente da PRF. Peço desculpas aos cidadãos trabalhadores e para os pais e mães de família que sofreram com reflexo da ação”, disse Duarte.

Ainda de acordo com o diretor, o Detran irá focar as fiscalizações no período noturno.

“Iremos focar as fiscalizações principalmente nos horários noturnos e em pontos frequentes de infrações no trânsito. Colocamos as nossas redes sociais à disposição dos cidadãos para que nos ajudem a mapear os locais de atuação. Já estamos trabalhando, também, nas proximidades dos colégios durante as saídas das turmas e na educação do trânsito para os alunos do ensino fundamental”, acrescentou.

Alguns motoristas questionaram a legitimidade da blitz em horário de grande fluxo de veículo. “Na verdade, não existe lei que determine os horários de fiscalização. No ano de 2014 foi entrado com um Projeto de Lei, o número 027 na Assembleia Legislativa, o qual determinava que não se podia realizar blitz em determinados horários, porém o mesmo foi arquivado”, pontuou.

“O Detran irá trabalhar para facilitar e humanizar a vida do cidadão, não poupando esforços no preparo e educação da equipe de profissionais. Em Brasília estive reunido com os presidentes de diversos Detrans buscando as melhores práticas para trazer para o nosso estado. Exemplo do Detran do Mato Grosso do Sul que irá inaugurar sua primeira agência 100% digital e anistiou alguns débitos de IPVA de veículos desde que quitassem o do ano de 2022”, completou.

BOM DIA BOA VISTA – A PRF informou que durante a “Operação Bom dia Boa Vista”, 359 veículos foram fiscalizados, onde 43 condutores estavam sem CNH e 12 com CNH vencida. Ainda de acordo com a instituição dois veículos foram recuperados e duas pessoas foram detidas. A PRF não informou os motivos das detenções.