Cotidiano

Dirigir sem CNH e sem registro de veículo lideram lista de infrações

PM e Detran registraram mais de 1,6 mil infrações por dirigir sem habilitação no primeiro semestre

As ocorrências de conduzir veículo sem carteira nacional de habilitação (CNH) e sem registro de licenciamento lideram os índices de infrações de trânsito em Roraima. Somente por dirigir sem CNH foram 1.635 casos registrados.

Os dados foram publicados nesta terça-feira, 13, pela Polícia Militar (PMRR) com base em operações junto com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RR).

Segundo informações do sistema de atendimento do Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) a violação da lei por dirigir sem possuir carteira de habilitação foi a mais cometida do primeiro semestre de 2021. Em seguida aparece conduzir veículo sem registro, com 1.233 casos.

Outras infrações registradas foram dirigir sob influência de álcool (384); uso de veículo para exibir manobras perigosas (201); condução de veículo sem os documentos de porte obrigatório (186); condução de veículo com descarga livre (159); condução de veículo com o lacre de identificação violado/falsificado (159); dirigir veículo com validade da CNH ou Permissão Para Dirigir vencida há mais de 30 dias (105); condução de motocicleta sem capacete de segurança (100); e avançar sinal vermelho (79).

Maio teve alto índice de infrações de trânsito

Os meses em que mais se registraram infrações de trânsito foram maio, com 1.131 autos emitidos e destes, 357 foram por dirigir veículo sem possuir CNH ou Permissão para dirigir; fevereiro, com total de 1.048 e 339 infrações pelo mesmo motivo; e abril, com 1.029 emissões com 336 também por falta de CNH ou permissão para dirigir. No total, a PMRR emitiu no primeiro semestre deste ano 5.352 autos de infração.

O comandante da Ciptur (Companhia Independente de Policiamento Urbano e Rural), Jerferson Gomes, explicou que os dados só aconteceram com ajuda do policiamento preventivo realizado pela corporação.

“Além dos atendimentos às ocorrências de trânsito, temos realizado periodicamente, em parceria com o Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), a operação Trânsito Seguro, que visa justamente o trabalho de policiamento preventivo, para evitar os crimes de trânsito e realizar a fiscalização pertinente”, confirmou.